São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão acidental revela esconderijo do ETA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma explosão ocorrida ontem em um apartamento da cidade de Durango, País Basco (norte da Espanha), revelou um esconderijo do grupo separatista ETA.
Segundo uma rádio espanhola, o apartamento era ocupado por quatro pessoas, das quais duas estavam sob investigação por suspeitas de que tivessem participado do assassinato do vereador basco Miguel Angel Blanco.
Autoridades espanholas disseram que, no imóvel, foi encontrado um pequeno arsenal. A explosão teria sido acidental.
A polícia da região autônoma basca, porém, que procura os ocupantes do apartamento, afirmou ser muito cedo para relacionar a explosão com o assassinato.
No último dia 10, o vereador foi sequestrado pelo ETA -o grupo deu prazo de 48 horas para que 500 presos ligados a ele fossem transferidos para prisões do País Basco.
Dois dias depois, Blanco foi encontrado com dois tiros. O vereador morreu no dia seguinte.
O assassinato de Blanco causou comoção na Espanha. Segundo dados oficiais, mais de 4 milhões de espanhóis foram às ruas protestar contra o ETA e o seu braço político, o Herri Batasuna (HB). Nas manifestações, ocorridas na segunda e na terça, sedes do HB e separatistas radicais foram atacados.
Pró-separatistas
O HB disse que vai respeitar a decisão da Justiça espanhola sobre proibição de manifestação convocada por ele. Na terça, autoridades bascas resolveram não permitir a realização de manifestação de apoio aos separatistas convocada para amanhã. Elas temem que ocorram conflitos no evento.
Ontem, o HB entrou com recurso judicial contra a proibição. "Só haverá manifestação no sábado se a Justiça disser que ela é legal", disse Floren Aoiz, líder do HB. A decisão deve sair hoje.
Aoiz acrescentou que, se a proibição for confirmada, o grupo vai pedir permissão para realizar manifestação no próximo dia 27.

Texto Anterior: Queda de avião mata 26 na Indonésia
Próximo Texto: González admite abusos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.