São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL É ARTE

TATIANA REZENDE

Em tempos de poucos craques, os entendidos costumam louvar o futebol-arte. A exposição que acontece no Banco Real até o dia 3 de agosto trata de misturar de vez os dois conceitos. Para isso, reúne o artista plástico Rubens Gerchman e o jornalista Armando Nogueira. Um pinta, outro escreve.
A exposição "A Estética do Futebol" está montada num cenário que reproduz um campo de futebol, com gramado artificial e refletores, e traz 32 telas em acrílico e seis desenhos em "crayon" (uma espécie de giz de cera) de Gerchman.
As obras mostram grandes craques do futebol brasileiro; de Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", a Ronaldinho, o melhor da atualidade.
"Trata-se de pinturas em que procuro a compreensão da imagem do jogador. Uma característica, um gesto, uma expressão, o jeito que ele bate na bola" conta Gerchman. "Ronaldinho está numa grande corrida, as mãos quase como uma garra. É como se ele estivesse arrancando pedaços de ar. Procurei mostrar a tensão do corpo dele".
Para Gerchman, a maior inovação dos trabalhos concentra-se na técnica. Os quadros -em pintura acrílica- foram feitos com cores fortes, metálicas. "Mesmo que a imagem seja antiga, ela jamais será nostálgica. Enfim, minha idéia é trazer para uma linguagem mais erudita a expressão popular".
As legendas dos quadros são de Armando Nogueira, que produziu textos -alguns inéditos- especialmente para a exposição.

Banco Real (av. Paulista, 1.374, Cerqueira César, região sudoeste, tel. 251-9908). Seg. a dom.: 10h às 17h. Até 3/08.

Texto Anterior: "A Chave" mostra comédia existencial
Próximo Texto: Bichos invadem Água Branca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.