São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista-98 deve ser votado 'às cegas'

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os clubes paulistas devem votar a fórmula do Paulista-98, na quarta-feira, sem saber de fato como ele vai funcionar.
O regulamento distribuído aos clubes é omisso em vários pontos. E as explicações dadas aos clubes pelo presidente da FPF, Eduardo José Farah, serviram para criar mais algumas dúvidas. A Folha procurou a FPF para obter novos esclarecimentos e foi informada de que apenas Farah poderia falar sobre a questão -e ele havia saído de manhã e não voltaria.
Os "furos" surgem já na disputa da Taça Estado de São Paulo, classificatória para o Paulista-98.
Pelo regulamento, os 38 times serão divididos em quatro grupos de oito e um de seis -e os dez times com mais pontos terão vaga na primeira fase do Paulista.
Como as equipes só jogão dentro de seu grupo, em turno e returno, aquelas que ficarem no grupo de seis disputarão dez jogos, quatro a menos do que as demais.
Como os clubes devem votar o regulamento sem conhecer a formação dos grupos, ninguém saberá se vai estar naquele que dá menores condições de classificação.
Pescaria
O Bragantino, o grande beneficiado da fórmula proposta por Farah (é o único clube da A-2 que não precisa disputar a Taça Estado de São Paulo), pode tornar-se o maior prejudicado, caso seja rebaixado para a Série B do Brasileiro neste ano. Farah afirmou que, neste caso, o Bragantino não disputa o Paulista-98. O que vai acontecer com esse clube e como sua vaga será preenchida não estão escritos no regulamento.
Estádios
Farah disse também que só os clubes que tenham estádios com pelo menos 10 mil lugares podem disputar a Taça -o que ameaça excluir de saída vários clubes, especialmente da Série A-3.
Mas a FPF pode repetir o benefício dado, por exemplo, ao Juventus, que sempre mandou seus jogos menos importantes na Série A-1 num estádio (rua Javari) com 7.200 lugares, segundo a FPF, ou 2.873, segundo o Contru, órgão municipal paulistano que controla o uso de imóveis.
Calendário
Outro ponto em aberto é o calendário de 98. No primeiro semestre, as 28 equipes eliminadas da Taça Estado de São Paulo-97 disputarão um novo torneio classificatório. Os dois primeiros obterão vaga na primeira fase do Paulista-99.
Mas os oito clubes que serão eliminados na primeira fase do Paulista-98, teoricamente melhores do que o "grupo dos 28", verão terminar em 8 de março sua temporada estadual. Entre eles, poderão estar Guarani, Lusa e União São João.

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Dodô marcou as cinco estrelas do Cruzeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.