São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A incrível viagem de Sussi e Biribissi

LUCIA WATAGHIN
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Sussi e Biribissi, dois garotos de 12 anos, resolveram um dia viajar até o centro da terra. Desceram num bueiro e ficaram andando dentro da rede de esgoto, procurando o caminho.
Logo Sussi, que era bem gordo, ficou entalado num buraco. A situação era assustadora! Os dois amigos resolveram dar um tempo para Sussi emagrecer e se prepararam para enfrentar a espera.
Beba-me!
Ao lado deles, no fundo de um poço profundo, estava uma menina chamada Alice (a Alice do País das Maravilhas), que enfrentava um problema parecido: ela queria passar por uma porta muito pequena e precisava de alguma coisa que a ajudasse.
Olhando ao seu redor, Alice viu uma garrafa com o rótulo: "Beba-me". Alice obedeceu e num instantinho se tornou tão pequena que já podia passar pela porta.
Então ela entrou no País das Maravilhas e esqueceu a garrafinha no fundo do poço.
Foi bem aí que Biribissi encontrou a garrafa. Sussi bebeu o líquido (pois conhecia muito bem o livro de Alice), se tornou magro e conseguiu sair do buraco onde estava entalado.
Ataque ao porão
Sussi e Biribissi retomaram a viagem e, depois de poucos passos, sentiram um cheiro gostoso que vinha de um porão cheio de tonéis do melhor vinho, de presuntos, de carne seca e de queijos.
Eles não tiveram dúvida e resolveram entrar. Como podiam imaginar que o porão já estava ocupado por Atos, o mais nobre dos Três Mosqueteiros?
Atos, perseguido pelos guardas do cardeal Richelieu, enfrentara mil perigos em sua viagem à Inglaterra em busca da jóias da rainha.
Mas nunca chegou à Inglaterra porque, no meio da viagem, parou numa taverna para esperar seus amigos e acabou se trancando naquele mesmo porão, onde ficou comendo, bebendo e dormindo um tempão.
Três Mosqueteiros
- Quem são vocês? -gritou Atos, acordando subitamente.
- Onde está a minha espada? Vou me defender até a morte dos guardas do meu inimigo mortal, o cardeal Richelieu!
E começou a perseguir os dois com a espada.
Sussi e Biribissi reconheceram Atos e começaram a gritar:
- Calma, seu Atos, somos amigos! Somos seus admiradores! Estamos acabando de chegar de outro livro!
- Seria o cúmulo do azar ser morto justo por um dos meus heróis favoritos! -pensava Sussi, tentando se defender como podia.
Leitor entra na história
Enquanto eles estavam assim duelando, meu irmão e eu estávamos lendo "Sussi e Biribissi" e resolvemos correr para ajudar os garotos.
Era só levantar a grade do chão numa rua bem perto de casa e percorrer a rede do esgoto até chegar ao porão do duelo.
Vocês acham que foi fácil? Muito pelo contrário, era um verdadeiro labirinto.
Quando chegamos, os duelistas já tinham feito as pazes e estavam comendo e bebendo do bom e do melhor há mais de uma semana.
Agora é só imaginar o nosso encontro com os três! De lá até o centro da Terra foi uma viagem cheia de aventuras. Essa eu conto da próxima vez.

Texto Anterior: Mitos e ciência explicam a vida
Próximo Texto: Trocam aventuras por emprego na prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.