São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Trocam aventuras por emprego na prefeitura

LUCIA WATAGHIN

especial para a Folhinha
A história de Sussi e Biribissi foi escrita em 1902 por Collodi Sobrinho, o sobrinho de Carlo Collodi, o criador de Pinóquio.
O livro, do qual vamos dar só um resumo, porque é muito longo e cheio de aventuras, é até hoje muito querido pelas crianças e os adolescentes italianos.
Sussi e Biribissi eram dois garotos de 12 anos, grandes leitores de histórias de aventuras. Gostavam especialmente de "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne, e foi por causa desse livro que decidiram viajar até o centro da Terra, acompanhados pelo gato Buríquio, um gato falante, que era grande amigo de Biribissi.
Aí começou a grande aventura: procurando o caminho para o centro da Terra, entraram num bueiro e percorreram boa parte da rede de esgoto da cidade de Florença.
Depois de muitas peripécias, resolveram voltar para Florença e tentar ficar ricos e famosos, fingindo ser grandes exploradores e dando palestras e conferências sobre sua viagem ao centro da Terra.
Os florentinos, porém, ao ouvir a fantástica história, pensaram que os meninos eram loucos, e trancaram-nos no manicômio da cidade.
Felizmente, o diretor do manicômio percebeu que tudo aquilo não passava de uma fantasia dos garotos e libertou-os, depois de ter obtido deles a promessa de nunca mais lerem livros de aventuras.
Foi assim que Sussi e Biribissi criaram juízo e, quando cresceram, se tornaram funcionários da rede de esgoto da prefeitura, deixando para lá seus sonhos de glória.

Lúcio Wataghin é professora de Língua e Literatura italiana da Universidade de São Paulo.

Texto Anterior: A incrível viagem de Sussi e Biribissi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.