São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo faz comédia sobre brasileiros de NY

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Uma nova espécie de "Sai de Baixo" está sendo filmada nos Estados Unidos. Só que ao invés de contar o dia-a-dia de uma família do centro de São Paulo, a idéia é mostrar as experiências dos brasileiros em Nova York.
Os episódios serão desenvolvidos em torno de uma pensão montada por uma família brasileira.
O papel do pai será representado por Werner Schumann, um comediante do Paraná. O da mãe, pela atriz Vera Seta. Uma das duas filhas do casal será interpretada por Nina Moreno, filha de Nelson Motta e Marília Pêra.
"O pai é um trambiqueiro, que sai do Brasil depois de se envolver no escândalo dos precatórios", conta a jornalista Cláudia Repsold, que escreve os episódios em parceria com Gilberto Smaniotto.
No programa piloto, cujas gravações foram feitas durante a semana em Nova York, o pai monta uma boate para dançar o "segura o tchan" nos Estados Unidos, mas o negócio acaba falindo.
Aborrecido, ele tenta dar um golpe. Contrata uma turma de pilantras para tacar fogo no local e receber o dinheiro do seguro. No final, a má notícia: como não pagava seguro há sete meses, não tem direito à indenização.
Além da família, uma "go-go girl", representada pela atriz Mariana Ebert, e um brasileiro que gosta de levar turistas para a rua 46, a "Little Brazil", formam o núcleo central da comédia.
O elenco será completado por estudantes brasileiros de teatro e cinema que moram nos Estados Unidos. "Estamos interessados também na formação acadêmica da turma que vai trabalhar conosco", disse Repsold.
No projeto, idealizado pelo produtor Carlos Wattimo, já foram investidos cerca de US$ 150 mil. Se for aprovado pela Rede Globo, deverá estrear em 1998.
Usar uma pensão como cenário não foi algo ao acaso. Muito pelo contrário. O objetivo é, no decorrer dos episódios, convidar atores e atrizes mais conhecidos da Globo para participarem da história.
"Em cada episódio podemos ter dois ou três visitantes diferentes", explicou Repsold. "Com certeza, não faltarão histórias engraçadas dos famosos sacoleiros", afirmou, referindo-se às compras dos turistas brasileiros.
Apesar de ter na pensão o cenário principal, o diretor Jodeli Larcher, que também dirige o núcleo musical da Globosat, pretende fazer muitas cenas externas, aproveitando o visual de Nova York.

Texto Anterior: A revanche do porco
Próximo Texto: Americano retrata os estragos da pobreza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.