São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lua de Júpiter pode ter atmosfera

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A lua Europa, de Júpiter, pode ter uma atmosfera, segundo cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).
Pesquisadores do JPL anunciaram que a sonda espacial Galileo, que atualmente estuda o planeta e algumas de suas luas, observou a existência de ionosfera em Europa. Medidas feitas pela sonda mostraram que o feixe de ondas de rádio emitido pela Galileo foram refratados por uma camada de partículas carregadas eletricamente.
Ionosfera é uma camada de partículas carregadas eletricamente encontrada nas camadas mais elevadas da atmosfera. Por isso, a descoberta de uma ionosfera é um forte indicador da existência de atmosfera na lua jupiteriana.
"Embora a descoberta não esteja relacionada à existência de vida em Europa, ela mostra que há processos de superfície ocorrendo lá", disse Arvydas Kliore, um dos pesquisadores do projeto Galileo.
Alguns cientistas acreditam que a lua de Júpiter possa conter alguma forma de vida devido à presença de água e oxigênio.
Cientistas já tinham descoberto em 1973, por meio da sonda Pioneer 10, que outra lua jupiteriana, Io, tem também ionosfera.

Texto Anterior: Premiê diz que russos querem entrar para a UE
Próximo Texto: Golpistas de Serra Leoa e Nigéria firmam trégua; Japão proíbe venda de imitação de brinquedo; EUA multam alemão por doações a partidos; Presos suspeitos de genocídio em Ruanda; Sérvios lançam novo ataque a alvo da ONU; Israel quer construir hotel na região do Golã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.