São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê diz que russos querem entrar para a UE

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da Rússia, Viktor Tchernomirdin, disse ontem em Bruxelas que o país tem interesse em fazer parte da União Européia.
O anúncio foi feito dois dias depois de a Comissão Executiva da UE divulgar a intenção de ampliar o grupo -atualmente com 15 membros- incluindo países ex-comunistas do Leste Europeu.
Os seis países escolhidos para iniciar negociações em 1998 foram Polônia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Estônia e Chipre.
Na tradução oficial do discurso para o inglês, Tchernomirdin disse que esperava a adesão em curto prazo. Segundo conhecedores do idioma russo que estavam no evento, ele não fez referência a prazos. A missão russa junto à sede da União Européia não soube desfazer a confusão.
Analistas da política e da economia russa avaliaram a declaração do premiê politicamente louvável, mas economicamente irrealista durante muito tempo.
A afirmação de Tchernomirdin teria, assim, valor simbólico, mesmo que a possibilidade de a Rússia fazer parte da UE seja considerada distante ou pouco provável.

Texto Anterior: Questão religiosa opõe Rússia e EUA
Próximo Texto: Lua de Júpiter pode ter atmosfera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.