São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação espacial Mir recupera energia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A estação espacial russa Mir voltou a recuperar os níveis mínimos de energia para as funções essenciais de controle e de segurança, que anteontem foram desativadas por causa de um erro da tripulação, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
O cosmonauta russo Alexander Lazutkin executou a recuperação dos níveis de energia durante a noite enquanto o comandante Vassili Tsibliev dormia sob efeito de medicamentos. O chefe da missão está com problemas de arritmia cardíaca.
Os painéis que captam energia solar voltaram a ficar orientados para o Sol. Para isso, foi preciso usar foguetes auxiliares, que gastam muito combustível.
O centro espacial divulgou que o consumo adicional de combustível não ameaça a segurança da tripulação. A Mir tem 526 kg de reserva de combustível, e são necessários cerca de 200 kg para um eventual retorno de emergência à Terra com a nave Soiuz, segundo os controladores da missão.
Os russos cogitam deixar a cargo da próxima tripulação da Mir os reparos dos danos provocados pela colisão com uma nave-cargueiro em 25 de junho último. Os três novos tripulantes, dois russos e um francês, deverão chegar à estação em 5 de agosto.
Serguei Krikalov, vice-diretor da missão Mir, afirmou que uma reunião de técnicos na segunda-feira deverá decidir se os atuais tripulantes farão os reparos.
Em Houston (EUA), Frank Culbertson, diretor americano da missão conjunta Mir/Nasa, disse que a estação espacial pode ser consertada pela atual tripulação.
Na Cidade das Estrelas, próxima a Moscou, os russos Pavel Vinogradov e Anatoli Soloviov estão sendo treinados para executar os consertos na estrutura da nave. Os reparos deverão ser feitos pelo lado de fora da estação e devem durar entre quatro e cinco horas.
A direção do centro espacial considera que a atual tripulação está sendo submetida a uma tensão muito grande desde a colisão no mês passado.
Anteontem, um dos tripulantes desconectou por engano um cabo de força ligado ao computador central da Mir. O nível de energia caiu e a estação ficou fora de controle. Não foi divulgado o nome do tripulante que cometeu o engano.
As luzes foram apagadas e os sistemas de comunicação, de oxigênio e de temperatura, desligados. Para se comunicar com o controle terrestre, os tripulantes tiveram de se abrigar na cápsula Soiuz, onde puderam respirar com segurança.
O diretor da missão Mir, Vladimir Soloviov, disse que Tsibliev permanece no comando "apesar dos erros" que vêm sendo cometidos pela tripulação.

Texto Anterior: Militares roubavam bebês, diz ex-capitão
Próximo Texto: Francês pode não ir à nave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.