São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997![]() |
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Venda de peruas cresce 172% Modelo já tem 12% do mercado ARTHUR PEREIRA FILHO
O crescimento foi de 172% em relação ao mesmo período de 96. O desempenho é bem superior à venda total de carros -alta de 27,5%. As peruas são os veículos derivados dos carros de passeio como Palio, Gol, Escort e Corsa. A principal diferença em relação aos automóveis é o espaço maior para o transporte de bagagens. Na avaliação de executivos da indústria, o lançamento de três novos modelos nos últimos oito meses -Corsa Wagon, Palio Weekend e Escort SW- foi o fator responsável pelo aumento das vendas de todo o segmento. Peruas como a Weekend e a Escort SW são difíceis de encontrar para pronta entrega e o revendedor não dá desconto. Em alguns casos vende acima da tabela. Até o final de 96, o mercado das peruas era dominado basicamente por dois modelos da Volks -a Parati e a Quantum. De janeiro a junho de 96 a indústria vendeu 26.512 peruas. Parati e Quantum tinham 59% do mercado. No primeiro semestre deste ano, as vendas saltaram para 71.905 unidades. A Parati (29.051) cresceu 181% e continua líder. Mas as três recém-chegadas, juntas, venderam 31 mil unidades, mais que a venda total do semestre anterior. A participação de mercado também cresceu. As peruas representavam 4,2% do total de carros vendidos em 96. No primeiro semestre deste ano pularam para 9%, mais do que o dobro. Em junho, a fatia das "station" atingiu 12%. Para Luiz Muraca, gerente de Marketing e Vendas da Volkswagen, ainda há espaço para crescer. "Elas devem se estabilizar na faixa de 15% ou 16%." Edison Mazzucatto, diretor de Marketing da Fiat Automóveis, é ainda mais otimista. Acredita que as peruas podem chegar a ocupar 20% do mercado. "Vai depender também do lançamento de novos produtos nos demais segmentos." Texto Anterior: Lucro deve ir a US$ 267 mi Próximo Texto: Executivo sai com cadelas no porta-malas Índice |
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