São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metido a esperto, não quer saber de camisinha, só da tabelinha

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Não adianta dizer que é melhor usar camisinha, coisa e tal, que eu já sei de tudo isso. Na teoria, tudo é muito bonito. Quero saber é como se faz uma tabelinha. O que acontece com o corpo da mulher logo que ela engravida, coisa de duas semanas mais ou menos?"
resposta
Não, não adianta nada mesmo dizer que é melhor usar a camisinha para quem acha que já sabe disso na teoria, mas que na prática não usa. Sabe por quê? Porque nessa teoria é sempre a namorada dos outros que engravida. Porque nessa teoria quem arca com o problema da gravidez indesejada é a garota, e não os garotos espertos como você.
Na sua teoria, caro, quem se contamina com aquelas melecas que provocam doenças horrorosas são sempre os outros. Imagine só se isso iria acontecer com você. De jeito nenhum, você é imune a esse tipo de coisa, não é? Você sabe com quem anda, conhece bem as garotas, confia nelas, e elas em você, certo?
Sabe o que eu gostaria de saber? O que é que tem na cabeça de garotas que entram em conversa desse tipo e transam sem a camisinha. Será que ainda não se deram conta de que, se disserem que não transam de modo algum sem a borrachuda, os espertos vão escolher transar usando a tal do que ficar sem transar?
A teoria não tem nada de bonito, cara. Ela diz que a tabelinha é um método que falha muito na contracepção e que o único modo de correr o menor risco de se contaminar com o HIV praticando o sexo é usando a camisinha e ponto final. Essa é a teoria. E a prática, qual é? Que pode ser um saco usar a camisinha. Mas é preciso se você quer transar.
Sabe o que acontece com o corpo da mulher assim que ela engravida? Quase sempre, nada. O primeiro sinal que pode mostrar que uma gravidez está se desenvolvendo dentro do corpo é a ausência da menstruação. Algumas sentem os seios inchados e mais sensíveis. Mas nada de tão diferente que possa funcionar como sinal de gravidez.
Mas você quer saber como faz uma tabelinha, certo? Primeiro, a mulher precisa observar o funcionamento do seu ciclo menstrual por no mínimo oito meses. Ela deve pegar um calendário e marcar nesses meses todos quando vem cada menstruação. Assim, ela saberá a duração dos ciclos menstruais dela e as variações. O segundo passo é anotar o número de dias dos ciclos mais curto e mais longo. E, finalmente, com esses dados nas mãos, daqui a oito meses você escreve novamente.

Texto Anterior: "Vamos 'chattear'"; Mais bate-papo; Troca de cartas; Tricolor indignado; Fã-clube do Arantes; Falta esperança!; Contra o rodízio; Considerações musicais
Próximo Texto: Há shows de todos os estilos e até uma chance para ser ator ou modelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.