São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Garoto de 16 morre de vergonha da puberdade que não chega

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16 anos, e meus testículos são muito pequenos. Meu médico disse há uns dois anos que minhas transformações ainda estavam começando (isso, depois de ver o meu saco). Pois é! Quanto tempo vou ter de esperar? Ainda tenho chances de 'amadurecer' a região pubiana? Meu pênis também é muito fino. Não consigo nem tomar banho junto com outros meninos. Morro de vergonha!"
resposta
Pois é! É meio chata mesmo essa fase em que os amigos começam a se desenvolver e a gente continua com jeito de criança. Mas não tem muito remédio, não. É preciso ter paciência para esperar a hora certa.
Cada pessoa tem um ritmo de desenvolvimento próprio. Uns podem começar até antes da hora, com 11 ou 12 anos, e outros podem demorar um pouco mais. Quando o processo fica muito demorado, vale a pena a gente dar uma checada com um endocrinologista. Ele pode querer medir os níveis de hormônio no seu corpo por meio de exames de sangue.
Aliás, os hormônios sexuais são os grandes responsáveis pelas transformações que os médicos chamam de puberdade.
Eles fazem o pênis engrossar, os testículos crescer, os pêlos aparecer na região pubiana e nas axilas, a voz engrossar, o suor aumentar e a barba dar seus primeiros sinais de vida.
Como você ainda está com 16, que tal esperar mais alguns meses e não dar muita bola para eventuais comparações com os amigos? Se após esse período as coisas continuarem meio lentas, procure a ajuda do especialista.

Texto Anterior: O sonho é abrir um cabeleireiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.