São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da Sérvia é expulsa de partido

Partido é pró-Karadzic

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Democrático Sérvio (SDS) decidiu ontem expulsar de seus quadros a presidente dos sérvios da Bósnia, Biljana Plavsic. O SDS quer transferir a autoridade de Plavsic para o vice-presidente, Dragoljub Mirjanic.
A expulsão não afeta a posição de Plavsic como presidente. De acordo com a Constituição, isso só ocorreria por meio de referendo solicitado pelo Parlamento.
O SDS é um partido ultranacionalista, formado por políticos leais ao ex-presidente Radovan Karadzic, acusado de crimes de guerra.
Plavsic vinha fazendo críticas a Karadzic. Ela disse que o líder dos sérvios da Bósnia durante a guerra civil e seus aliados deviam ser presos por corrupção.
Plavsic dissolveu o Parlamento e anunciou eleições para 1º de setembro. A medida teve aprovação de mediadores da paz na região, mas desagradou a líderes sérvios.
A tensão na Bósnia recomeçou depois que tropas britânicas capturaram um suspeito de crime de guerra -outro morreu ao resistir. Funcionários internacionais têm sido, por isso, alvo de represálias.

Texto Anterior: 'Mulher' pode ser o suspeito
Próximo Texto: Ministro arma 'rebelião' contra 'Bibi'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.