São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antiterroristas mantém alerta

DO "THE INDEPENDENT"

As forças de segurança britânicas expressaram ontem profundo cinismo sobre o anúncio de cessar-fogo do IRA. Declararam que irão se manter em prontidão.
Durante o último cessar-fogo, um núcleo do IRA permaneceu ativo. Unidades foram monitoradas em ação.
Alguns terroristas foram descobertos enquanto estudavam potenciais alvos para possíveis tentativas de assassinato. Outros continuavam a estocar explosivos.
Um grupo, cujos membros foram recentemente sentenciados a 35 anos de prisão, preparava uma campanha que envolveria a explosão de subestações elétricas nos arredores de Londres. A intenção era causar pânico e morte.
Uma operação envolvendo o serviço secreto britânico (MI5) e a polícia conseguiu que os terroristas fossem presos antes que as bombas fossem colocadas.
"De qualquer maneira", disse John Grieve, chefe do núcleo antiterrorista do governo britânico, "todas as partes envolvidas na luta contra o terrorismo sentem-se mais bem preparadas".
"A partir das evidências do último cessar-fogo, unidades do IRA na Inglaterra podem continuar a estocar explosivos e identificar possíveis alvos, disse Grieve.
"Nosso trabalho é assegurar que eles não façam essas coisas sem serem detectados. Se eles não interromperem suas ações, nós não interromperemos as nossas. Nós não baixaremos a guarda por um só momento."

Texto Anterior: Unionistas ameaçam abandonar diálogo
Próximo Texto: PRI pode perder Presidência, diz Zedillo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.