São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
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Curitiba luta para continuar como é

EDSON FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

A organização, a limpeza, a tranquilidade e a presteza dos serviços não deixam dúvidas: Curitiba é um pedacinho da Europa no Brasil.
Seus jardins aparados com esmero lembram as mais bem cuidadas áreas verdes de Paris e Londres. A ordem e a altivez -que, por vezes, descamba para a arrogância- dos curitibanos revelam a ascendência alemã de boa parte deles.
O arrojo na arquitetura e a farta distribuição de estátuas e monumentos aproximam a capital paranaense da espanhola Barcelona.
Garotos cheirando cola no centro e favelas espalhadas pelos arredores trazem à memória, respectivamente, Amsterdã e Albânia.
Curitiba continua sendo a capital nacional das idéias urbanísticas. Às conhecidas inovações no transporte, na área ambiental e na educação, a cidade agregou o quebra-molas digital, o cadastramento de catadores de papel e a troca do lixo reciclável por comida.
Corrida de obstáculos
Com a fama de cidade-modelo, a capital paranaense ainda comete pecados indignos de quem almeja tal título.
Cartões-postais da cidade, como Ópera de Arame, Jardim Botânico e Memorial da Cidade, com suas escadas em forma de caracol, são uma corrida de obstáculos intransponíveis para deficientes.
E a calmaria da cidade corre risco. Entre urbanistas, políticos e curiosos, o principal assunto hoje é o impacto e as consequências da chegada das montadoras Audi, Renault e Chrysler a Curitiba.
Espera-se que os estudiosos responsáveis pela eficiência da cidade encontrem soluções para os problemas cosméticos, que já existem, e para os estruturais, que virão.
Todo esforço é louvável para que Curitiba continue tão bela, tão acolhedora, tão européia.

LEIA MAIS sobre Curitiba nas págs. 7-12 e 7-13

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