São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes promovem uma "dieta" nos preços

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL

Para comensais habituados aos preços absurdos cobrados em alguns restaurantes paulistanos, comer em Curitiba é um programa barato e que pode esconder surpresas agradáveis ou não.
No lado do bem, está a feijoada aos sábados do restaurante Mangia Trattoria, instalado no hotel Bourbon, centro da cidade.
Pagando R$ 19, você tem direito a um drinque, caldinho de feijão, bufê de antepastos, todos os ingredientes da feijoada convenientemente separados, guardanapo de linho, mobília confortável e música suave ao vivo.
O esmero no preparo é um convite à repetição e faz o comensal esquecer que a feijoada é um prato originalmente feito na senzala com as sobras da casa grande.
Bairro gastronômico
Centro de forte colonização italiana, o bairro de Santa Felicidade concentra restaurantes numa faixa de 5 km na avenida Manoel Ribas.
Encorajada pela indicação de um motorista especializado em serviço receptivo, a reportagem da Folha visitou um dos seis salões do gigantesco restaurante Madalosso.
Depois do ritual de ser levado pelo maŒtre até a mesa, teve início o festival de surpresas. O primeiro garçom anotou o pedido de bebidas. Na sequência, em vez do cardápio, outro garçom apressado fez aterrissar na mesa seis bandejas.
Três delas revelaram uma correta polenta frita, uma salada de batatas cozidas além do ponto e uma salada de almeirão com cebolas e torresmo mergulhada em vinagre.
As outras três bandejas traziam frangos esquartejados sem muito critério, exigindo o talento de um médico-legista para decifrar as partes em questão.
Tudo é servido com muito óleo e, surpreendentemente, devorado por famílias inteiras que parecem não se incomodar com a viscosidade do repasto.
Depois de alguns minutos, começou o rodízio de massas. A sensação inicial é de alívio, afinal estamos em um bairro de colonização italiana. Não há como dar errado. Ledo engano.
Papa é um adjetivo comedido para o espaguete. A lasanha veio desprovida de molho. O nhoque estava um tanto endurecido.
A favor do restaurante há a sobremesa (desde que você peça um sorvete da Yopa e não o morango com um suspiro elevado à categoria de chantilly) e o valor final da conta. Duas pessoas fazem uma refeição com bebidas e sobremesa por cerca de R$ 30.
Em tempo: se você for diabético ou estiver em dieta com restrições de açúcar, não peça o cafezinho, que já vem adoçado.(EF)

Madalosso: av. Manoel Ribas, 5.875, tel. (041) 272-1014
Mangia Trattoria (no hotel Bourbon): r. Cândido Lopes, 102, tel. (041) 322-4001

Texto Anterior: Vá a Curitiba
Próximo Texto: Aos 70, Varig reestrutura área de vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.