São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga causa 50% dos casos

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O uso de drogas injetáveis é a causa de 50% dos casos notificados de Aids em Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.
A afirmação é do coordenador do DST-Aids, Artur Kalichman. Segundo ele, "para piorar", o uso de drogas ainda eleva a chance de transmissão da doença em relações heterossexuais.
"O caso mais comum de transmissão nessas cidades é o de pessoas que não contam para os parceiros que usam drogas e fazem sexo sem camisinha."
Para combater esse tipo de disseminação, a secretaria pretende começar a distribuir seringas descartáveis para drogados.
A idéia é começar o programa nas cidades de São Paulo e Sorocaba. A intenção da secretaria é iniciar a distribuição já a partir de agosto.
Santos foi descartada inicialmente para evitar problemas com o Ministério Público que, em 95, conseguiu evitar que um programa semelhante fosse adiante.
A promotoria de Santos conseguiu a ação baseada no argumento que distribuir seringas é crime porque incentiva o uso de drogas.
A secretaria discorda e o próprio secretário José da Silva Guedes está negociando com o Ministério Público estadual para tentar achar um "artifício jurídico" que evite ações posteriores.
A secretaria já tem toda a infra-estrutura para colocar o programa em prática -incluindo unidades móveis adaptadas para a distribuição.
(LM)

Texto Anterior: Ribeirão bate recorde de Aids no Estado
Próximo Texto: Vacina contra sarampo terá 3 doses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.