São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravata revela dono do pescoço que enlaça

MATINAS SUZUKI JR.
DO CONSELHO EDITORIAL

A gravata é o item que permite mais individualidade e mais criatividade no reduzido repertório da roupa masculina.
Por isso mesmo, é daqueles detalhes que são fundamentais para revelar o dono do pescoço que ela enlaça, mas não ameaça.
H. Le Blanc, que chegou a dar um curso de 16 aulas sobre como dar laços de gravatas, disse, em 1829, que uma gravata equivalia a uma carta de apresentação.
"A Arte de Vestir a Gravata", que, no século passado, apresentava 36 modos de usá-las, dizia que "sendo infinita a variedade de talentos e de caráteres, as gravatas devem igualmente ser variadas".
O grande Murilo Mendes escreveu: "Reconheço que há gravatas dotadas de excessiva personalidade, reagindo por exemplo a certos ternos, certos pares de meias. Temperamentais, volúveis, se diria que foram inventadas por Maria Callas ou Sofia Loren".
No após Segunda Guerra, as gravatas americanas refletiram a euforia do baby boom. Ficaram largas, vistosas, bastante coloridas e, sobretudo, otimistas.
Há um livro clássico e bem divertido sobre esse período: "Fit to Be Tied: Vintage Ties of the Forties & Early Fifties", do médico e colecionador de gravatas -mais de 2.000- Ron Spark (editora Abbeville Press, 96 págs., US$ 21,95).
Um livrinho muito útil para quem tem angústias sobre como combinar as gravatas com as camisas é "Shirt and Tie", da coleção "Chic Simple" (editora Alfred A. Knopf, 96 págs. US$ 12,50).
O autor do texto do livreto, Michael Solomon, adverte "que hoje em dia, para pior ou para melhor, não há muitas regras. Usar duas estampas (gravata e camisa, com terno liso) é o mais seguro, mas quem quer ser seguro o tempo todo? O verdadeiro homem de aventuras irá optar por três estampas (uma da gravata, outra da camisa e outra do paletó)".
O ator e amante de gravatas Harry Anderson dizia que elas satisfazem o desejo do homem de vestir arte. Oscar Wilde dizia que uma gravata com laço impecável é o primeiro passo sério na vida.
Portanto, ao escolher a sua gravata, lembre-se de que ela dirá mais sobre você do que você mesmo.
(MSJ)

Texto Anterior: Conheça cinco endereços de Alan Flusser
Próximo Texto: Comemos sanduíches de realidade num almoço nu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.