São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes 16 mm voltam em 98

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Uma das novidades de Gramado-97 já foi descartada para o próximo ano. A pretensa competição "unificada" de curtas-metragens, incluindo as bitolas de 16 mm e 35 mm, não emplacou. A ausência de filmes 16 mm da lista de concorrentes acendeu a primeira polêmica de Gramado-97.
O resultado é a volta em 1998 das disputas separadas. Para a seleção dos 16 curtas concorrentes neste ano foram inscritos 71 títulos, sendo 48 em 35 mm e 23 em 16 mm.
Nenhum dos últimos foi classificado. Uma carta de protesto foi encaminhada na semana passada à organização do festival pela ABD-SP, entidade que representa os "curta-metragistas" paulistas.
Classificando o resultado de "segregação", o texto sustenta que "nomear esta exclusão deliberada de unificação é lançar mão de um eufemismo bastante ineficaz".
"O júri de seleção achou que os 16 curtas 35 mm escolhidos tinham muito mais qualidade", explicou à Folha Esdras Rubim, ainda antes de receber a carta.
A organização do festival enviou uma pronta resposta ao protesto da ABD-SP. No texto há o compromisso da volta no próximo ano da competição específica para os curtas 16 mm.
(AL)

Texto Anterior: Destaques de Gramado-97
Próximo Texto: Megamix de Herchcovitch desafia o gosto médio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.