São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Achada 'fábrica de bombas' do Hamas

Palestinos encontram 30 kg de explosivos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia palestina apreendeu ontem em Belém (cidade sob controle árabe na Cisjordânia) 30 kg de explosivos em um suposto laboratório do Hamas (Movimento de Resistência Islâmico, grupo radical anti-Israel).
Foram encontrados equipamentos e materiais para produção de outros explosivos e uniformes da polícia de Israel e de religiosos judeus.
Membros da OLP (Organização para Libertação da Palestina) e de órgãos de segurança israelenses afirmam que terroristas do Hamas costumam se vestir como religiosos ou soldados judeus para realizar atentados em Israel.
O Hamas é um movimento islâmico que faz oposição aos acordos de paz firmados em 1993 entre o líder palestino Iasser Arafat e o governo israelense.
O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou ontem que vai enviar um conselheiro aos EUA com propostas para pôr fim à crise com a Autoridade Palestina.
A tensão na região recomeçou em março, quando o governo de Israel decidiu construir um assentamento judaico em região árabe no leste de Jerusalém, sob protesto dos palestinos.
O chanceler de Israel, David Levy, anunciou que se encontraria hoje com o líder palestino, Iasser Arafat, durante reunião da União Européia (UE) em Bruxelas.
O ministro da Justiça da Autoridade Palestina, Freij Abu Medein, pediu demissão ontem. O motivo seria a nomeação de juízes feita por Arafat sem seu conhecimento.
Netanyahu também enfrentou problemas políticos internos ontem. A oposição aprovou no Parlamento, por 49 votos a favor e 44 contra, uma moção contra o aumento do desemprego -era preciso maioria de 61 votos para derrubar o governo.
Essa foi a primeira vitória dos partidos Trabalhista e Meretz contra Netanyahu no Parlamento. Os dois partidos apontam o premiê como o responsável pela crise que afeta o processo de paz no Oriente Médio.

Texto Anterior: Argélia mata cem ativistas islâmicos, diz jornal do país
Próximo Texto: Milícias matam 30 em vila na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.