São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diabetes é epidemia mundial, diz OMS

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diabetes, uma das principais causas de morte no mundo, está se tornando uma doença epidêmica em todo o planeta, anunciaram pesquisadores reunidos em Helsinque, na Finlândia, no 16º Congresso Internacional de Diabetes.
A doença atinge 153 milhões de pessoas no mundo. O número de pessoas com a doença deverá aumentar para cerca de 300 milhões no ano 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde.
"Sem sermos dramáticos, creio que o diabetes será uma das maiores causas de morte em 2010", disse Jack Jervell, presidente da Federação Internacional do Diabetes.
A doença mata cerca de 2,8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Cerca de metade dos portadores da doença não sabem que a têm, segundo Paul Zimmet, presidente do Instituto Internacional do Diabetes.
O diabetes é causado pela dificuldade do organismo em processar açúcares, fazendo-os aparecer em altas concentrações no sangue.
Cerca de 10% das vítimas fatais são portadores do diabetes tipo 1 ou insulino-dependentes. São pacientes com baixa ou nenhuma produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que regula a taxa de açúcar no sangue.

Texto Anterior: Nasa fica dois dias sem dados de Marte
Próximo Texto: Ieltsin ordena corte de 500 generais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.