São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

CUSTOS DO FISIOLOGISMO

Há dois meses, a operação para abortar a CPI da compra de votos pelo direito de reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso parece ter precipitado uma nova rodada de troca de cargos por apoio no Congresso. São dessa época as nomeações dos ministros Eliseu Padilha e Iris Resende, ambos de imagem controvertida, bem como a prometida e felizmente sustada indicação de um preposto do governador Amazonino Mendes (PMDB-AM) para a Suframa. Padilha, por exemplo, já foi condenado em processo cível concernente a compra de terreno.
Há duas semanas, já na disputa para a votação da reforma administrativa, o Executivo sofreu mais um desgaste ao designar para o DNER uma pessoa ligada à equipe do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso -cuja administração chegou a enfrentar a ameaça de impeachment.
Esse tipo de política está muito longe do avanço programático e da renovação de hábitos na vida pública que o governo FHC prometeu. A rendição a essas negociações imediatas sugerem um governo enfraquecido, sem base parlamentar confiável, que depende do jogo menor da política para garantir seus interesses.
Continuam a surgir informações desabonadoras sobre essas indicações mais recentes. Ainda ontem esta Folha revelou que o novo diretor do DNER em Minas Gerais, Flávio Goes Menicucci, sofre ação de execução por um empréstimo não pago, movida pelo Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais). E teve uma empreiteira que faliu em 96 deixando dívidas não só com o Bemge, como com a Caixa Econômica Federal.
Ao ceder às barganhas fisiológicas, contendo-as só na medida em que causam protesto da opinião pública, o presidente e seu núcleo mais próximo de assessores deixam a impressão de não confiar no inegável prestígio que a estabilização econômica lhes confere. Se prosseguir nessa rota, entretanto, o governo federal poderá de fato tornar-se refém do velho consórcio de interesses que há décadas vem impedindo o desenvolvimento efetivo do Brasil.

Próximo Texto: SUSPEITOS E CULPADOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.