São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997![]() |
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Entenda a crise dos transportes
DA REPORTAGEM LOCAL A crise entre as empresas de ônibus e a Prefeitura de São Paulo vem se arrastando há pelo menos seis meses. As empresas dizem que recebem pouco da prefeitura e com atraso. A prefeitura nega.Embora as empresas recebam por passageiro transportado, o valor pago pela prefeitura nem sempre equivale ao da tarifa. Os vales-transporte e passes escolares, por exemplo, são subsidiados pelo município. Por isso, prefeitura e empresários fazem um acerto mensal para chegar à remuneração devida às empresas. Para chegar a esse acerto, o número de passageiros transportados é multiplicado por um valor que a prefeitura estabelece como o custo real. Desse total são descontados os valores pagos na catraca. Até junho, antes do aumento, a prefeitura pagava R$ 0,85 por passageiro (a tarifa era de R$ 0,80). Quando o preço da passagem passou para R$ 0,90, a prefeitura manteve o valor de R$ 0,85. Segundo o presidente da Transurb (sindicato das empresas), Maurício Lourenço da Cunha, o problema básico é que a própria prefeitura não respeita o custo que havia estabelecido. "A SPTrans constatou que cada passageiro passou a custar R$ 0,98, mas cobra R$ 0,90 e nos repassa só R$ 0,85." O secretário dos Transportes, Carlos de Souza Toledo, alega que "os R$ 0,98 são um valor teórico, irreal". Ele afirma que a secretaria aceita repassar às empresas R$ 0,90, que considera o custo real por passageiro transportado. Segundo as empresas, o custo real chega a R$ 1,17. Menos passageiros As empresas alegam que o custo por passageiro subiu, entre outros motivos, porque a média de passageiros transportados por ônibus em São Paulo vem caindo muito. Em junho de 96, foram transportados 146,2 milhões de passageiros. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para 134,2 milhões. A Secretaria dos Transportes resume a crise do ônibus em São Paulo numa constatação polêmica: "As empresas recebiam valores acima do custo real por passageiro", garante Toledo. Segundo o presidente da Transurb, se esse argumento for verídico, estará comprovado um crime de responsabilidade da prefeitura. Texto Anterior: Motoristas e patrões param ruas contra Pitta Próximo Texto: Camelôs fecham Paulista contra retirada Índice |
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