São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Análise do gelo que caiu do céu sai hoje

Hipótese mais forte seria meteorito

DA FOLHA CAMPINAS

O resultado da análise dos blocos de gelo realizados pelo Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisas em Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) deve ser conhecido hoje.
Segundo o diretor do centro, Hilton Silveira Pinto, 53, a hipótese mais forte é que os fragmentos de gelo sejam de um meteorito que se chocou com a atmosfera. "É um fenômeno raro", disse.
Os equipamentos do Cepagri vão medir as diferenças na composição de átomos e assim estabelecer a origem da água.
Estão sendo feitas análises químicas e da composição de átomos nos dois laboratórios.
Os blocos de gelo também serão analisados na próxima semana, no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba (170 km de São Paulo). Os dois equipamentos da instituição estão quebrados e as peças têm que ser importadas.
A hipótese levantada de que os blocos de gelo seriam parte do cometa Hally-Bopp foi descartada pelo diretor.
As análises também servirão para estabelecer se os dois objetos têm a mesma origem.
O primeiro bloco de gelo caiu em um galpão da montadora Mercedes-Benz, em Campinas (99 km de São Paulo), no dia 11 de julho. O objeto pesava 5kg, media 20cm de altura por 80cm de comprimento e foi recolhido por pesquisadores do Cepagri.
Cinco dias depois, outro bloco caiu na região. O fragmento foi recolhido em uma chácara em Itapira (170 km de São Paulo).

Texto Anterior: Brasil faz sessão do Tribunal dos Povos
Próximo Texto: HC faz 1º transplante de rim e pâncreas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.