São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coloque o orçamento doméstico em dia

RALPH MACHADO
DA REDAÇÃO

A escolha de um programa para gerenciamento financeiro requer hoje mais do que a preocupação em manter o equilíbrio das contas pessoais ou de uma empresa.
Há vários produtos para PCs à venda, todos semelhantes. Mas o "Finance", da Paiva Piovesan, e o "Presto", da Setape, têm a vantagem de ser brasileiros natos.
Se a estabilização pós-real passou a exigir maior controle sobre um dinheiro "mais escasso", o alto índice de inflação anterior criava outras complicações, como os vários indexadores econômicos e os eventuais cortes de zeros.
Tanto o "Finance" como o "Presto" contemplam essas duas realidades distintas. Ambos têm bases de dados com indexadores econômicos variados, atuais ou extintos, que permitem conversão e atualização de valores -instrumento útil para advogados, para cálculos em ações judiciais.
Esses arquivos podem ser atualizados manualmente ou por meio da Internet (www.dialdata.com. br/presto e www.paiva.com.br). Para o "Presto", esse serviço é gratuito. Para o "Finance", há uma taxa anual.
Os dois softwares permitem o controle de contas bancárias, cartões de crédito, investimentos etc. Ambos também têm rotinas de home banking, que ajustam dados de extratos obtidos pela rede aos lançamentos feitos pelo usuário no seu computador pessoal.
Flexibilidade
Os softs são flexíveis, possibilitando personalizar o gerenciamento financeiro. É possível, por exemplo, preparar a declaração de Imposto de Renda e estabelecer os gastos dedutíveis.
Por fim, pode-se elaborar dezenas de gráficos e relatórios, definir receitas ou despesas constantes (salários e aluguéis, por exemplo) e até mesmo conferir se vale a pena comprar à vista ou a prazo.
Tanto o "Finance" como o "Presto" são mais indicados para empresas ou profissionais liberais, pela amplitude de operações, mas servem para pessoas físicas. Com o uso constante, as operações tendem a ficar mais fáceis.

Texto Anterior: Financiar micro nem sempre vale a pena
Próximo Texto: 'Rhapsody' deixa PC com o jeito do Mac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.