São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explorer 4.0' muda navegação no micro

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Novo navegador da Microsoft se integra ao sistema operacional e facilita o acesso aos arquivos e programas

'Explorer 4.0' muda navegação no micro
Um jeito de Internet para circular pelo próprio computador é a boa proposta da versão preview 2 (para testes) do "Internet Explorer 4.0", navegador da Microsoft em demonstração na Fenasoft.
Instalado no "Windows 95" ou no "Windows NT 4.0", o navegador agrega suas barras de menus e de ferramentas às "fichas" do sistema e dá uma idéia de como será o "Memphis", codinome do sucessor do "Windows 95".
Assim, a partir da ficha Painel de Controle, por exemplo, o usuário pode clicar em Voltar e ir para Meu Computador, ou digitar um endereço e se conectar com a Internet.
Entre os recursos de navegação, em todas as telas vale destacar o que leva o usuário um nível acima -do arquivo para seu diretório, por exemplo- e a abertura de um espaço do lado esquerdo da tela.
Esse espaço pode alternar os mecanismos de busca e o resultado da pesquisa, o histórico diário da navegação na Internet e no micro, os sites favoritos e a lista de canais de notícias, poupando conexão.
Sensível
A área de trabalho do sistema ficou movimentada com o "Internet Explorer 4.0".
A simples passagem do cursor "liga" o ícone de atalho, que passa a precisar de um só clique de mouse para abrir o programa ou arquivo correspondente.
A barra de tarefas também fica mais esperta e aceita penduricalhos como tickers de notícias. Abriga ícones para acionar o navegador, abrir os e-mails e voltar para a tela inicial do sistema.
A área de trabalho traz ainda o guia de canais de notícias (leia texto na página 5-17) e aceita páginas ativas da Internet como limpa tela.
O menu Iniciar é acrescido dos ícones de acesso aos sites Favoritos e aos canais de notícias.
Essas alterações no sistema operacional só acontecem se o usuário quiser -durante a instalação, o "IE 4.0" pergunta se pode ou não se integrar com o sistema.
Vários tamanhos
O programa também oferece diferentes instalações. A Folha optou pela completa, que inclui "Outlook Express" (correio eletrônico), "NetMeeting" (videoconferência), "MS Chat" (conversas on line), "NetShow" (para transmissões de áudio e vídeo), "Front Pad" (editor de páginas da Web) e "MS Web Publishing Wizard" (assistente de publicação de páginas), além de componentes de multimídia e comunicação.
A instalação foi fácil em um micro Pentium de 120 MHz, com 32 Mbytes de memória RAM, fax/modem de 14,4 mil bps e "Windows 95" em inglês.
O navegador completo está disponível no site www.microsoft. com/ie/. A transferência é inteligente -se for interrompida, será retomada de onde parou.

Texto Anterior: 'Som de placa supera chip que vai trazer essa função', diz Sim
Próximo Texto: Correio aceita várias contas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.