São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pentium II é bom para uso em empresas

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA; ONOFRE TRINDADE JUNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sistema da Intergraph tem alto desempenho, sendo indicado para trabalhos com imagens e multimídia

O microcomputador Intergraph TD-325 é uma estação de trabalho de alto desempenho. O processador Intel Pentium II já contém as instruções MMX (leia texto na página ao lado).
A configuração testada é bastante apropriada como estação de trabalho gráfica e multimídia, para aplicações com alta demanda desses recursos (produções de multimídia, desenho em 3D).
Ao contrário de algumas estações de trabalho, o TD-325 é bem flexível quanto aos sistemas operacionais que pode usar: "Windows 95", "Windows NT", "OS/2", "Linux" e "Solaris".
Uma característica que chamou a atenção é a falta de um botão de reinicialização (reset), o que pode obrigar o usuário a desligar e ligar o micro em caso de travamento.
Segundo chip
A placa-mãe também possui conector para um segundo processador Pentium II, permitindo que sistemas operacionais que suportam multiprocessamento simétrico, tais como "Linux 2.0" e "Windows NT 4.0", usem os dois processadores simultaneamente para obter mais desempenho.
O equipamento possui kit para a adição deste segundo processador, que pode ser adquirido e instalado pelo próprio usuário sem perda da garantia.
O barramento USB permite a conexão de até 127 periféricos diferentes ao mesmo tempo, usando um único tipo de conector. O objetivo do USB é facilitar a adição de periféricos ao micro, já que o usuário não precisará se preocupar com a configuração de hardware dos equipamentos.
A ausência de uma placa fax/modem não é significativa, já que o TD-325 procura atender o ambiente comercial, onde ligações via rede ethernet são comuns.
O adaptador de rede permite taxas de transferência de 10 Mbits/s (ethernet) ou de 100 Mbits/s (fast ethernet), sendo de fácil configuração. O padrão fast ethernet é mais rápido e tem baixo custo.
A qualidade eletromecânica do equipamento é excelente, com destaque para a qualidade do monitor, da placa de vídeo e do mouse.
Instalação
A instalação do sistema não apresentou dificuldades, constando apenas das ligações de cabos usuais. A documentação disponível ajuda o usuário nessa tarefa.
Uma vez ligado, o TD-325 automaticamente instalou o "Windows NT", com todos os drivers necessários (vídeo, rede e som).
A documentação enviada consistiu dos manuais do "Windows NT", teclado, monitor e de configuração do TD-325, todos em inglês. Detalhes de hardware da placa-mãe e descrição técnica dos periféricos, à exceção do monitor, são escassos ou inexistentes na documentação.
Desempenho
O desempenho exibido pelo equipamento durante os testes não revela a potencialidade da tecnologia MMX (vide quadro), pois o software de medida de desempenho utilizado não tira proveito das instruções MMX.
Para a realização dos testes de desempenho, foi instalado o "Windows 95", já que o "WINCheckit Pro" não pode ser executado sobre o "Windows NT".

Armando Fortuna (fortuna@ lcad.icmsc.sc.usp.br) é PhD em Ciências da Computação pela Universidade de Manchester - Inglaterra, e faz pesquisas em computação paralela.

Colaborou o professor Onofre Trindade Júnior.

Texto Anterior: Confira a cara do micro de casa
Próximo Texto: O que é workstation
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.