São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é workstation

ESPECIAL PARA A FOLHA

A denominação workstation -estação de trabalho ou estação de trabalho gráfica- designa computadores de mesa com alta capacidade e características apropriadas para processamento gráfico. Costumam usar o sistema operacional Unix.
Qual a diferença entre as estações de trabalho e os computadores pessoais?
No projeto das estações de trabalho, procura-se utilizar o que existe de melhor em hardware que possa ser acomodado dentro de um gabinete de mesa.
No projeto de computadores pessoais existe um compromisso mais sério com o preço final.
O custo do hardware decresce rapidamente e já não existem diferenças significativas entre o hardware utilizado em estações de trabalho e o hardware utilizado em micros.
A conclusão final é que não existem muitas diferenças entre uma estação de trabalho e um computador pessoal e esses dois mercados devem se fundir em um futuro próximo.
O TD-325 da Intergraph é um exemplo dessa tendência. Baseado no hardware de PCs, ele apresenta a qualidade das estações gráficas, um desempenho comparável ao de estações gráficas de médio porte e um custo significativamente menor.

Texto Anterior: Pentium II é bom para uso em empresas
Próximo Texto: O que muda com o novo chip da Intel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.