São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que muda com o novo chip da Intel

ESPECIAL PARA A FOLHA

A Intel procurou juntar no seu novo processador Pentium II os avanços tecnológicos introduzidos com o Pentium Pro e o Pentium MMX. O Pentium II também mudou de aparência.
Um novo tipo de encapsulamento, o SEC (Single Edge Contact), consiste de um invólucro de metal e plástico com uma fileira de contatos em uma das bordas que se encaixa em um conector especial (denominado Slot 1) na placa-mãe do computador.
Existem várias razões para essas mudanças, algumas de natureza tecnológica e pelo menos uma de natureza comercial: o Slot 1 é proprietário da Intel, sendo necessária uma licença para que outros fabricantes possam utilizá-lo.
A grande vantagem do encapsulamento SEC é que ele permite que alguns subsistemas diretamente ligados à CPU possam operar em velocidades muito mais elevadas do que se fossem montados na placa-mãe. A razão disso é a maior facilidade de interligação dos componentes com fios de comprimento menor.
A velocidade de um computador depende da velocidade da CPU e da velocidade com que a CPU pode se comunicar com a memória e com os periféricos (o disco rígido, por exemplo).
O barramento externo do Pentium II também permite que várias operações de entrada/saída possam ocorrer de forma concorrente, aumentando ainda mais a velocidade de acesso aos dados.
Tecnologia MMX incluída
O SEC permite a utilização de duas CPUs na placa-mãe sem a necessidade de lógica adicional. Teoricamente, isso permite dobrar a capacidade de processamento da máquina. É imprescindível, entretanto, que o sistema operacional utilizado seja capaz de tirar proveito dessa característica.
O Pentium II pode executar mais de uma instrução por ciclo de clock. Para isso, o Pentium II lê várias instruções da memória de cada vez, traduz essas instruções para instruções mais simples, ordena essas instruções verificando quais delas podem ser executadas em paralelo e as executa.
O Pentium II incorpora ainda a tecnologia MMX, que adiciona 57 novas instruções e uma série de características que agilizam muito a execução de software multimídia.
Todas essas características fazem do Pentium II o processador mais rápido da Intel e o coloca entre os mais rápidos do mercado.

Texto Anterior: O que é workstation
Próximo Texto: Tecnologia MMX e softs são as vedetes no Anhembi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.