São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Medo de ficar carimbado; Imagem presidencial; Só dinheiro resolve; Fim da enrolação; Bumerangue brasiliense; Apelo petista; Bancada do quibe; Canastra real; Pela imprensa; Ruim para FHC; Ajuda tucana; Fim da novela; Estaleiro petista; Meia comemoração; Sarau pefelista

Medo de ficar carimbado
Cresce a turma dos que aconselham FHC a endurecer com as polícias estaduais. Na avaliação de um cacique pefelista, ajudaria a resgatar a autoridade presidencial arranhada com a crise Serjão-Luís Eduardo Magalhães.

Imagem presidencial
Pesquisas qualitativas de marketeiros mostram que a parcela mais instruída e mais rica da população considera o "Efeito Serjão" enfraquecedor da autoridade de FHC. Os mais pobres e menos escolarizados já se preocupam mais com a crise das PMs.

Só dinheiro resolve
Presidente da Câmara, Michel Temer diz que, se for adotada solução paliativa para a crise das PMs, haverá nova revolta em seis ou sete meses. "Não dá para fugir. A política de segurança pública passa por política salarial."

Fim da enrolação
"Geddelzinho, homem sério tem de casar." De tanto ouvir esse conselho de ACM, Geddel Lima (PMDB-BA) decidiu oficializar sua união com Alessandra, sobrinha do ex-ministro Carlos Sant'Anna. O casamento será hoje, em Salvador. ACM vai.

Bumerangue brasiliense
Bernardo Cabral (PFL-AM) pensou ter se livrado da CPI dos Precatórios ao abandonar a presidência da comissão e viajar com os netos para a Europa. Mas, como a CPI está "sub judice", o abacaxi vai voltar para ele na CCJ, da qual é presidente.

Apelo petista
Do senador Suplicy (PT-SP), sobre o colega Bernardo Cabral ter alegado que viajaria com filhos e netos para se ausentar da presidência da CPI dos Precatórios: "Espero que ele pense nos netos quando formos rever a pizza que tentaram assar".

Bancada do quibe
Viajaram ontem para o Líbano, a convite do governo local, os deputados Michel Temer, Nelson Trad, Jorge Tadeu Mudalen, Luiz Carlos Hauly, Nelson Otoch e Ricardo Izar. Todos são descendentes de libaneses.

Canastra real
O pefelista Élcio Álvares e o tucano Sérgio Machado comemoraram o fato de ter sido superada a crise que atingiu o PFL e o PSDB. Assim, podem continuar com o joguinho de biriba nos fins-de-semana. Sem culpa.

Pela imprensa
Expulso do PT há três semanas, o deputado José Augusto (SP), de Diadema, não foi comunicado oficialmente até agora.

Ruim para FHC
Paes de Andrade e os governistas do PMDB fecharam um acordo nesta semana: o presidente do partido fica no cargo até setembro do ano que vem e vai comandar a convenção que definirá o rumo da legenda em 1998.

Ajuda tucana
A decisão da Executiva de manter Paes de Andrade na presidência do PMDB até setembro de 98 foi tomada na ressaca das críticas de Sérgio Motta aos ministros do partido. Deixou os governistas sem argumento.

Fim da novela
Agora é oficial. O Sivam não tem mais nenhum entrave burocrático. O último nó do projeto foi desfeito anteontem, quando foram liberadas nos EUA as cartas de crédito referentes ao financiamento de US$ 1,4 bilhão.

Estaleiro petista
De broncopneumonia, Zé Dirceu passou a semana de molho, recuperando forças para tentar vencer com folga a disputa regional em São Paulo por delegados para o Encontro Nacional do PT. E assim ganhar da esquerda na luta pela presidência da sigla.

Meia comemoração
Entalado com a pizza na CPI dos Precatórios, o relator Roberto Requião (PMDB-PR) oferece aos amigos hoje no Clube do Congresso um prato típico do seu Estado: carneirada.

Sarau pefelista
Marco Maciel vem a São Paulo na segunda para acompanhar as negociações do PFL com Maluf e Covas e, de quebra, participar da posse do presidente estadual da sigla, Cláudio Lembo, como reitor da Universidade Mackenzie.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do líder do PT na Câmara, José Machado (SP), sobre FHC ter desautorizado Serjão (Comunicações) por pressão de Luís Eduardo (PFL):
- Eu não morro de amores pelo presidente, mas ele não pode se prestar ao papel de joguete do PFL. Isso não é bom para a democracia nem para o país.

Próximo Texto: Ajuda espiritual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.