São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP terá vacinação contra o sarampo

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai realizar uma nova campanha de vacinação contra o sarampo no dia 16 de agosto, junto com a campanha federal contra a poliomielite.
A expectativa do CVE é vacinar contra o sarampo 3,2 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
"'Na próxima semana, vamos receber 4 milhões de dose do Ministério da Saúde para a nova campanha", disse Mirian de Moura Almeida, assistente técnica da direção do CVE.
Há uma epidemia de sarampo em curso no Estado de São Paulo. Neste ano, a doença já infectou oficialmente 1.434 pessoas (mais de 90% dos casos ocorreram na região metropolitana) e provocou 5 mortes (todas de crianças).
A secretaria realizou no final de junho uma campanha estadual de vacinação contra o sarampo. Mas os resultados ficaram abaixo do esperado.
Apenas um terço do meio milhão de crianças com mais de 1 ano que a secretaria esperava vacinar contra a doença foi efetivamente imunizado.
"Não queremos correr riscos", disse Mirian. "Vamos vacinar até quem já foi imunizado em junho."
Para tentar conter a epidemia de sarampo, doença de fácil transmissão, a secretaria mudou recentemente o esquema de vacinação contra a moléstia no Estado.
Em vez de prescrever duas doses da vacina contra sarampo (aos 9 e 15 meses), como vinha fazendo, a secretaria agora recomenda três doses (aos 6, 9 e 15 meses).
O CVE também vai começar nos próximos dias uma campanha estadual de vacinação contra o sarampo entre os cerca de 350 mil profissionais que trabalham em hospitais e estabelecimentos ligados à saúde.
Por lidarem cotidianamente com doentes, os profissionais da saúde correm um risco maior de contrair sarampo.

Texto Anterior: Promotor quer blitz em lixo hospitalar
Próximo Texto: Morre Sylvia Orthof, 64
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.