São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado estadual inspeciona Angra 1

Visita deve acontecer em agosto

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio), deputado estadual Carlos Minc (PT), disse que fará uma visita, em agosto, com parlamentares e físicos, para inspecionar a usina de Angra 1, em Angra dos Reis, a 170 quilômetros do Rio.
A usina apresentou no último sábado um defeito na válvula de segurança do pressurizador.
Segundo ele, ao longo de 15 anos houve 25 problemas "pequenos, médios e um grande" com a usina, e a postura dos responsáveis foi "omitir, sonegar ou minimizar as informações sobre acidentes ou incidentes".
O superintendente de Geração Termonuclear da usina de Angra 1, Kleber Cosenza, disse ontem não ter em mãos números sobre outros problemas na usina e reafirmou que o defeito na válvula de segurança não foi grave. Segundo ele, não houve risco de vazamento de radioatividade do reator.
Cosenza disse que o reator nuclear foi desligado, no sábado passado, em "uma parada totalmente programada para manutenção". Segundo ele, a válvula estava permitindo a passagem de vapor de água acima do normal e teve que ser reparada.
O superintendente afirmou que, embora o problema tenha ocorrido pela primeira vez em Angra 1, defeitos em válvulas de segurança semelhantes são "problemas usuais em usinas atômicas".
O prefeito de Angra, José Marcos Castilho (PT), negou ontem que tenha informado ao assessor Fernando Grande que não havia recebido, até anteontem, o boletim de ocorrência da usina sobre a parada para manutenção.
Grande havia dito que, apesar de ter recebido um comunicado telefônico sobre o conserto, o prefeito estava estranhando que até quinta-feira os responsáveis não houvessem enviado por escrito boletim com detalhes sobre os procedimentos na usina. Castilho disse ontem que o boletim foi enviado na terça.

Texto Anterior: Entenda o caso
Próximo Texto: Lago Paranoá é fechado para banhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.