São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estivadores preparam reação à Cosipa por causa de dispensa

Empresa diz que só usará mão-de-obra própria em terminal

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O Sindicato dos Estivadores de Santos (SP) convocou ontem uma assembléia para o próximo dia 30, a fim de definir a "estratégia de luta" frente à decisão da Cosipa de dispensar o trabalho da categoria no terminal portuário da empresa.
A Cosipa anunciou que no próximo dia 4 deixará de contratar os avulsos (trabalhadores do porto sem vínculo empregatício, dos quais os estivadores são maioria) para executar o trabalho de embarque e desembarque de cargas.
Só até dia 3
A empresa informou que, até o dia 3, manterá o sistema de operação compartilhada dos navios -um por pessoal próprio da Cosipa e outro por avulsos-, resultado de um acordo firmado em abril com o sindicato.
A Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) argumenta, com base em levantamento realizado entre 15 de abril e 31 de maio, que o custo da mão-de-obra dos estivadores é, em média, 88% mais caro do que o do pessoal contratado pela empresa.
Em abril, quando a Cosipa decidiu pela primeira vez dispensar os avulsos, houve greve, ocupação de dois navios por 13 dias pelos trabalhadores e distúrbios na porta da fábrica.
"É imprevisível a reação da categoria se a Cosipa persistir com essa posição. A gente teme uma reação muito pior do que o que aconteceu em abril", disse o secretário do Sindicato dos Estivadores, José Soares Menezes.
Terminal
A empresa decidiu operar com pessoal próprio com base na portaria 94/95 do Ministério dos Transportes.
Essa portaria excluiu o terminal privativo da empresa da área do chamado porto organizado de Santos, onde a utilização de mão-de-obra avulsa é obrigatória.
Pelo terminal, a empresa recebe minério de ferro, carvão e matérias-primas destinadas à produção de aço e exporta laminados de aço e produtos siderúrgicos produzidos na usina.

Texto Anterior: Livro retrata trajetória kafkiana da CST
Próximo Texto: Navios foram invadidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.