São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians sofre para bater 'lanterna'

LUIZ CESAR PIMENTEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Em jogo de baixo nível técnico, onde as chances de gol rarearam, o Corinthians conseguiu um placar apertado -1 a 0- contra o União São João, ontem, no Pacaembu.
Com o resultado, a equipe de Nelsinho Batista chegou à quinta colocação do Brasileiro, com 11 pontos. Já o time de Araras, com essa quarta derrota, isolou-se na lanterna, a qual dividia com o Fluminense, com dois pontos.
Jogando para se defender, o União utilizava o esquema 3-5-2 (três zagueiros, cinco meias e dois atacantes) e anulava as ações de ataque corintianas.
Com a ausência de Souza, contundido, e o avanço de Donizete para o ataque, os meias de criação do Corinthians atuavam juntos pela primeira vez no torneio. Sem entrosamento e pouco criativos, porém, não conseguiam armar a ligação do meio com o ataque.
As principais jogadas da equipe eram criadas pelas pontas, contando com a ajuda de Antônio Carlos.
Com Gilmar marcando individualmente o atacante Valdo, do União, o zagueiro tinha maior liberdade para avançar pela direita e suprir a falta de ritmo de jogo do lateral Rodrigo, que voltava ao time após mais de dois meses.
E foi em uma jogada pela ponta que o Corinthians chegou ao gol.
Aos 35min, Fernando Diniz tocou de calcanhar para Silvinho. O lateral cruzou, e Donizete, livre, cabeceou no canto direito.
Na última jogada da primeira etapa, aos 46min, Donizete perdeu a chance de ampliar. Ele recebeu de Mirandinha e, sem goleiro, bateu em cima do zagueiro Lica.
Na segunda etapa, além da falta de criatividade do meio-campo, o Corinthians foi prejudicado pelo grande número de passes errados.
O ataque era totalmente ineficiente até que Donizete, retomando a posição na qual vinha atuando improvisado, começou a recuar para armar as jogadas.
Mesmo assim, o time só criou duas chances. Uma em falta batida por Edinan, aos 33min, e outra em chute de Gilmar, aos 44min, que teve seu nome gritado em coro em meio às vaias da torcida.

Texto Anterior: Bahia; Vitória
Próximo Texto: Donizete vê fase difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.