São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal metido em encrenca pede informações sobre aborto

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Quero saber como é feito o processo do aborto. Será que precisa alguma autorização dos pais? Para fazer o ultra-som é necessário que os pais saibam? Ajude-nos, por favor! Responda o mais rápido possível!"
resposta
Autorização dos pais para praticar o aborto? Você tem vivido onde nestes últimos meses? Em Marte? Ou em algum país em que o aborto não é proibido como aqui? Já deu para perceber que você e sua namoradinha estão metidos na maior encrenca. Vamos começar bem do princípio para que vocês não tornem o problema maior do que já está.
O aborto é um processo de interrupção de gravidez, isso você já sabe. Agora, como é que você sabe que sua garota está grávida? Ou será que vocês estão apenas desconfiando que isso possa ter acontecido e estão pensando que é preciso que ela faça um ultra-som para verificar? Não, não é assim. Se existe mesmo a chance de ela estar grávida, com menstruação atrasada e tudo o mais, é preciso procurar um médico-ginecologista. Ele deve pedir um exame de laboratório, feito com urina ou sangue, que vai atestar ou não a gravidez.
Mas aborto o médico não vai poder indicar porque no Brasil ele é proibido. Claro que há muito médico que faz, e muita mulher que passa por essa cirurgia, mas que é proibido é. E justamente por isso custa muito caro quando realizado em boas condições e com médico capacitado. Qualquer outra alternativa coloca a saúde e até a vida de sua garota em risco. Por isso, é preciso muito cuidado.
Sabe qual a melhor alternativa? Chegar em um adulto em que vocês possam confiar e colocar a situação na mesa. O melhor mesmo seria vocês conversarem direto com os pais. Mas se for difícil, e geralmente é, peçam ajuda para uma tia, um amigo mais velho, enfim, alguém que possa sentar com vocês sem fazer escândalos e conversar sobre o que está acontecendo. Se for verdade a gravidez, seus pais vão ter de ficar sabendo. Vai ser barra? Quase certeza que vai, mas agora, meu amigo, a única saída é enfrentar essa.
Coragem. Infelizmente você não é o único jovem vivendo essa situação. E seus pais vão poder ajudar muito. Se a reação deles de início for brava, procure entender. Sabe como é, os pais não gostam de ver os filhos passando por apuros. Mas passada a primeira emoção, eles vão se acalmar. E que essa seja a última vez em que vocês entram nessa, combinado?

Texto Anterior: "Em defesa da UNE"; Retificando; "A estúpida UNE"; Falta confiança!; Fã de Manson; "Recado para o Planet"
Próximo Texto: Filmes diferentes, uma monstruosa feira de CDs no Rio e bons shows de MPB formam o cardápio da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.