São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

"Posso ter ereções durante a cirurgia?", pergunta o leitor

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 18 e gostaria de corrigir uma fimose. Tenho receio de ter ereções durante a cirurgia. Existem medicamentos (ou ervas) que podem evitar esse constrangimento?"
"Como é a operação de fimose? Tenho de ficar internado? A pessoa que tem fimose pode fazer sexo? Que médico faz a cirurgia?"
resposta
Pelo visto, a moçada anda preocupada mesmo com essa história de fimose.
Fimose é um estreitamento no orifício de saída do prepúcio (pele que recobre o pênis), que acaba dificultando ou impossibilitando a exposição da glande (cabeça do pênis).
Quem tem fimose pode ter mais dificuldades para limpar a glande e corre mais riscos de infecção. Às vezes, a fimose pode causar dor durante a relação sexual, mas, em geral, não impede o homem de fazer sexo.
A cirurgia é simples. Ela é feita em nível de ambulatório ou com internações hospitalares rápidas, e a pessoa pode sair algumas horas depois. Um cirurgião geral ou urologista estão habilitados a fazer essa operação.
A anestesia é local. O médico faz um pequeno corte no prepúcio e deixa a glande exposta. Alguns pontos são necessários. A recuperação é rápida, e, em algumas semanas, o garoto já está pronto para voltar à ativa.
E para o nosso amigo da primeira carta, pode relaxar. É muito pouco provável que aconteça uma ereção durante a cirurgia de fimose. Não precisa tomar nenhum remédio ou erva. Converse com seu médico e esclareça qualquer outra encanação que você tenha.

Texto Anterior: Cidade tem laboratório de lançamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.