São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem briga pelo "Oscar" do clipe

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo dia 18 de agosto, a MTV entrega o "Oscar" dos videoclipes no país, o Video Music Brasil 97. A festa, no Anhembi, em São Paulo, vai ser transmitida ao vivo pela emissora e trará shows de Planet Hemp, Virgulóides, Kid Abelha, Lulu Santos e Titãs.
Os prêmios devem, mais uma vez, consagrar os videomakers cariocas da Conspiração, produtora carregada de indicações. Um deles, Breno Silveira, recebeu quatro das cinco indicações para melhor fotografia.
Existem dez categorias ("Melhor do Ano", "Revelação", "Fotografia", "Democlip", "Direção", "Edição", "Pop", "MPB", "Rap" e "Rock"), cada uma com cinco indicados, escolhidos pelos diretores da MTV. Um júri de jornalistas e personalidades ligadas à TV e à música elegem os vencedores.
Uma 11ª categoria é o prêmio "Escolha da Audiência". A lista dos indicados é formada de outra maneira. Entram nela os 20 clipes mais pedidos durante o ano pelo telefone do "Disk MTV", a parada diária da emissora. O público escolhe um dos 20 e vota por telefone ou e-mail.
Cada banda ou artista concorre com apenas um clipe nessa categoria, mesmo se tiver dois trabalhos entre os 20 mais pedidos.
Os clipes com mais indicações -cinco cada- são "A Namorada", de Carlinhos Brown, "Enquanto Durmo", de Zélia Duncan, e "É Uma Partida de Futebol", do Skank.
"A Namorada" é inteiro rodado em estúdio, tem Camila Pitanga de peruca loira e Carlinhos Brown como VJ numa favela futurista.
Para o clipe de Zélia Duncan, a Conspiração usou uma piscina para criar a atmosfera onírica. Móveis, atores e câmeras, tudo debaixo d'água. A iluminação muita forte, vinda da superfície, transforma os mergulhos coreografados dos atores em "aparições".
Já o Skank aproveitou uma tarde de estádio cheio em Belo Horizonte para gravar "É Uma Partida de Futebol". O clipe tem cenas da banda na arquibancada durante o clássico Cruzeiro X Atlético e cenas de um jogo que reuniu o Skank e outros nomes do pop nacional, como Benjor e Evandro Mesquita.
Os três clipes estão indicados aos prêmios principais, "Melhor do Ano" (ao lado de "Alma Não Tem Cor", do Karnak, e "Busca Vida", dos Paralamas) e "Escolha da Audiência".
Nas edições anteriores do prêmio, júri e audiência não concordaram. Em 1995, "Segue o Seco", de Marisa Monte, foi eleito o melhor do ano, enquanto os Paralamas levaram o prêmio popular com "Uma Brasileira".
No ano passado, Skank ganhou a audiência com "Garota Nacional", e os Paralamas dessa vez emplacaram o melhor clipe do ano com "Loirinha Bombril".
Entre as gravadoras, a EMI aparece com o maior número de indicações (15), seguida pela Sony Music (12) e WEA (10).
Na categoria "Democlip", em que os concorrentes não têm contrato com grandes gravadoras, os favoritos são os cariocas do Funk Fuckers (com "Inthahouse") e o grupo recifense Lara Hanouska ("10 Anos Como Sempre").
Em relação aos clipes indicados no ano passado, diminuiu bastante a presença de trabalhos com nudez e apelo sexual -que permanecem principalmente na lista da "Escolha da Audiência", nos vídeos de Raimundos, Os Ostras e Virgulóides.
Entre as novas tendências estão o desenho animado (bem explorado pelo Pato Fu em "Água"), os elementos de HQ e filmes B em "Kátia Flávia", de Fernanda Abreu, e a estética de cinema trash em "Puêra", do Catapulta.

Você pode votar em seu clipe favorito pelos tels. (011) 3061-9560 (para quem é de São Paulo) e (021) 221-9659 (outros Estados), ou ainda pela home page da MTV: www.mtv.com.br

Texto Anterior: Os PMs cantam, e quem dança somos nós
Próximo Texto: backstage
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.