São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegados-gerais escolhem hoje novo líder

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Delegados-gerais das polícias civis dos Estados escolhem hoje, em São Paulo, o novo presidente do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia do Brasil.
O conselho é um órgão representativo dos responsáveis pela Polícia Civil em cada Estado. Este ano, as manifestações policiais em todo o país por melhores salários deverão levar o órgão a escolher um presidente que seja "articulado" e que tenha "bom trânsito" nos poderes Executivo e Legislativo.
A Folha apurou que o delegado-geral que possui esse perfil e que pode ser eleito hoje o novo presidente do conselho é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Manoel Carneiro.
"Hoje, o superintendente dos chefes de polícia precisa ser uma pessoa que consiga aglutinar as reivindicações e que tenha um bom trânsito no Congresso e nos diversos escalões do governo", disse o assessor da Delegacia Geral de São Paulo, Fausto Cardoso.
"Nesse momento, o novo presidente do órgão deve ser um chefe de polícia que tenha boa ligação com os órgãos que estão estudando os problemas da polícia brasileira", afirmou o presidente da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Bismael Batista de Moraes.
Entre os órgãos que estão estudando uma "nova polícia" o delegado citou a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
"Não temos representantes na comissão da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que está estudando alterações nas polícias Civil e Militar. O novo presidente deve estar presente nas discussões dessa comissão", afirmou Moraes.
Após a eleição do novo presidente do conselho, os chefes de polícia devem se reunir na sede da Adesp, em São Paulo, para debater, com lideres de entidades de classe da Polícia Civil de todos os Estados, os problemas enfrentados atualmente pela corporação.
O novo presidente do conselho substituirá o ex-delegado-geral de São Paulo, Antonio Carlos de Castro Machado.

Texto Anterior: Coronel apela para Deus iluminar grevista
Próximo Texto: Líderes da PM sairão candidatos em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.