São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prejuízo com fraudes é de R$ 90 milhões

Governo recadastra aposentados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo prorrogou para o dia 8 de agosto o prazo final para o recadastramento dos aposentados e pensionistas do Executivo. O trabalho, que começou no dia 1º de julho, está sendo feito para combater as fraudes do sistema.
Segundo o secretário-adjunto do Mare (Ministério da Administração e Reforma do Estado), Antônio Casella, o governo calcula que, do total de 576 mil pensionistas federais registrados no sistema, pelo menos 10 mil são casos de fraude.
Em geral, tratam-se de pessoas que conseguem continuar recebendo a aposentadoria de parentes já falecidos, o que não é permitido.
As fraudes acarretariam prejuízo de R$ 90 milhões por ano, mas Casella estima que o número de irregularidades pode chegar a 40 mil.
A maioria das fraudes, segundo ele, está concentrada no Rio, onde vivem 30% dos aposentados do Executivo. Mas Alagoas e Tocantins também levantam suspeitas.
É que nesses Estados o número de recadastrados já superara o número de pensionistas registrados. No DF (Distrito Federal), ao contrário, apenas 17,35% dos aposentados já se recadastraram.
Segundo Casella, isso pode ser explicado porque muitos funcionários que se aposentam no DF retornam aos seus Estados de origem. Tocantins e Alagoas, por outro lado, seriam regiões que atrairiam muitos pensionistas.
"Alagoas é um centro turístico e Tocantins, por se tratar de uma região nova, também tem atraído muita gente", disse Casella. Ele não descartou, porém, que o problema seja realmente de fraude.
Até ontem, apenas 204 mil pensionistas -ou 35,46% do total- haviam se recadastrado em todo o país. Quem não fizer a atualização de seus dados no prazo já não receberá a aposentadoria de agosto, que é paga no início de setembro.
O recadastramento é feito nas agências do Banco do Brasil, com a apresentação da carteira de identidade, CPF, comprovante de conta bancária e o último contracheque.
A atualização pode ser feita por terceiros mediante a apresentação de uma procuração e um exame médico que comprove que a pessoa ainda está viva.
Os aposentados que estiverem tendo dificuldade em conseguir seu último contracheque podem contatar o Mare -tel. (061) 313-1033 ou fax (061) 224-3553.

Texto Anterior: Líderes da PM sairão candidatos em 98
Próximo Texto: FHC deixa sítio e faz visitas a prefeito e amigos em Ibiúna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.