São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

E se elas tivesse um pênis por um dia?

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Como se comportaria uma mulher que, num dia qualquer, acordasse pela manhã e descobrisse que tem um pênis para fazer o que quiser por 24 horas?
Respondendo a essa pergunta, 53 escritoras, jornalistas e artistas escreveram os contos e crônicas que estão no livro "Dick for a Day - What Would You Do if You Had One?" (Pênis por Um Dia - O Que Você Faria se Tivesse Um?), lançado recentemente nos EUA.
O livro foi idealizado pela escritora australiana Fiona Giles e chegou rapidamente ao número 10 da lista dos mais vendidos nos EUA.
Segundo a autora, o tema surgiu durante uma entrevista com a cartunista Marisa Acocella, em Nova York, que havia acabado de lançar um livro chamado "She".
Giles aproveitou para entrar no assunto e recebeu a seguinte resposta: "Acho que usaria meu pênis como uma ferramenta para o prazer feminino -e provavelmente ejacularia no chuveiro, porque não quero que meus lençóis fiquem sujos".
Diante da sentença, resolveu fazer o livro. Escolheu nomes, mandou dezenas de cartas pedindo contribuições, reuniu o material e o publicou.
"Dick for a Day" inclui escritoras bissexuais e lésbicas, mas, segundo Giles, o interesse principal era descobrir qual a reação de uma mulher heterossexual diante do fato inesperado.
"Foi muito interessante ver como as respostas são diferentes, perceber como as mulheres querem sair do universo do quarto, do privado, e ir à rua, interagir", afirmou a escritora à Folha (leia entrevista abaixo).
O resultado pode surpreender quem pensou que a primeira e mais frequente resposta seria simplesmente o sexo. Há críticas ao comportamento masculino, questões práticas (fazer xixi em pé e desenhando o nome é uma das ações mais citadas) e atos mais associados ao feminino, como ir às compras e até bater claras em neve.
Há outras, como Margareth Wertheim, especializada em ciência, que fazem um pequeno apanhado sobre a restrição aos direitos à mulher. Ela mostra como um pênis poderia ser útil para mulheres que se dedicaram à física e ficaram excluídas de prêmios e acontecimentos importantes unicamente por serem mulheres.
A obra reúne autoras na maioria jovens, que escrevem ou já escreveram sobre sexo. Há nomes famosos, como o da best seller Patricia Cornwell e Terry McMillan.
A contribuição das duas, em particular, está em forma de curto depoimento. "Em primeiro lugar, gostaria de ter um bem grande -e eu mostraria para todo mundo", escreve McMillan.
Outras vêm da imprensa, como Isadora Alman, titular da coluna "Ask Isadora" (Pergunte a Isadora), do jornal "San Francisco Bay Guardian", e Belinda Luscombe, que escreve na revista "Time".

Próximo Texto: Autora quer fazer agora "Jane for a Day", com homens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.