São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robô faz o percurso mais longo em Marte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O veículo-robô Sojourner percorreu no domingo seis metros na superfície de Marte, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos). Segundo os controladores da missão, foi o percurso mais longo feito em um só dia pelo robô desde que ele chegou a Marte, em 4 de julho, com a sonda norte-americana Mars Pathfinder.
O Sojourner foi guiado ontem para seguir em direção à rocha chamada Mini-Matterhorn para analisá-la. Em seguida, ele será dirigido à área denominada Rock Garden, para coletar dados e enviar imagens. Ele se aproximou anteontem das rochas Desert, Princess e Baker's Bench.
Os sinais de comando enviados ao robô no domingo foram acompanhados da versão mostrada no filme "Os Irmãos Cara-de-Pau" da canção "Rawhide", música-tema de um seriado homônimo de bangue-bangue da televisão norte-americana dos anos 50 e 60.
O Sojourner não conseguiu analisar outra rocha, denominada Soufflé. Algumas das suas rodas subiram ligeiramente nela, impedindo que seu instrumento de análise da composição química de rochas obtivesse o ângulo necessário, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia.
Há duas semanas, o robô ficou preso em outra rocha, a Yogi, quando se aproximava dela para analisar sua composição.
Marte está a cerca de 200 milhões de km da Terra. Os sinais de transmitidos entre a sonda e o controle terrestre levam aproximadamente 11 minutos para percorrer essa distância. A viagem da Pathfinder a Marte durou sete meses, nos quais foram percorridos 597 milhões de km no espaço.

Texto Anterior: França tenta prevenir Aids com coquetel
Próximo Texto: Encontrado fêmur de dinossauro em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.