São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontrado fêmur de dinossauro em SP

LUCIANA CAVALINI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) iniciaram ontem a demarcação da área onde foram encontrados, no último fim-de-semana, ossos do maior dinossauro herbívoro que viveu no Brasil entre 70 milhões e 100 milhões de anos atrás: o titanossauro.
O período no qual o réptil teria vivido é conhecido como Cretáceo. Os titanossauros chegaram a atingir 15 m de altura e pesavam aproximadamente 15 t.
Os ossos foram encontrados em Monte Alto (72 km de Ribeirão Preto).
Entre os ossos encontrados está um fêmur, que foi considerado pelos paleontólogos o maior já encontrado no país.
O osso tem aproximadamente 1,60 m de comprimento e 0,50 m de diâmetro. Além do fêmur, também foi encontrada uma cauda com oito articulações.
A descoberta é considerada raríssima porque normalmente caudas são encontradas "soltas", isto é, sem articulações.
Os ossos foram descobertos por trabalhadores rurais. Eles estavam começando a arar a terra e encontraram os ossos.
Agora a área está sendo marcada e dividida em vários pedaços para que possam ser iniciadas as escavações. Os cientistas acreditam poder encontrar mais ossos no local.
Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos. A hipótese mais aceita é a de que um meteoro teria atingido a Terra gerando um imensa nuvem de poeira.
A poeira teria "escurecido" o céu, impedindo que as plantas realizassem fotossíntese. Os dinossauros herbívoros teriam morrido e, logo depois, os carnívoros.

Texto Anterior: Robô faz o percurso mais longo em Marte
Próximo Texto: Londres pode eleger 1º prefeito em 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.