São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres pode eleger 1º prefeito em 2000

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O governo britânico apresenta hoje à população de Londres um documento com propostas para a criação do cargo de prefeito.
Um plebiscito sobre a questão está marcado para maio do ano que vem. Antes, setores da sociedade civil serão consultados para definir o funcionamento da autoridade que vai centralizar o poder na capital britânica.
Se a idéia for aprovada pela consulta popular, a cidade deve eleger seu primeiro prefeito no ano 2000.
Atualmente, Londres é administrada por 32 conselhos regionais, que obtêm verbas do governo central e por meio de uma espécie de imposto predial.
Atualmente, o "prefeito" da cidade, que tem o título de "lord mayor", tem funções meramente cerimoniais e é eleito anualmente por integrantes da comunidade financeira de Londres.
Até a data do plebiscito, quando o projeto de lei será finalizado, a população decidirá que poderes terá o prefeito e como os trabalhos de sua administração serão financiados.
Também está prevista a criação de uma assembléia regional, com número de representantes entre 24 e 32, para permitir que o poder do prefeito seja dividido e fiscalizado.
Se der certo em Londres, o modelo será adotado em outras cidades britânicas. O premiê Tony Blair quer que o prefeito da capital tenha controle sobre oito assuntos básicos: transporte, desenvolvimento econômico, meio ambiente, planejamento estratégico, polícia, corpo de bombeiros, defesa civil e assuntos culturais.
Uma das propostas para o financiamento dos trabalhos administrativos é a criação de um novo imposto, pago por motoristas que utilizam as vias da cidade, constantemente congestionadas.
Figura decorativa
A autoridade municipal de Londres é representada atualmente por Roger Cork, "lord mayor" da região que concentra a atividade financeira da cidade. O cargo foi criado há 700 anos.
As eleições ocorrem anualmente por voto aberto, mas os únicos eleitores e candidatos aceitos são 27 membros de um conselho formado por integrantes de corporações tradicionais da City.
Entre as funções do prefeito estão a direção de um desfile anual e a recepção ao ministro da Economia em um jantar na City.
Outras tarefas desempenhadas pelo "lord mayor" têm origens medievais. Em uma delas, ele visita um dos mercados de Londres, escoltado por mosqueteiros, para receber o seu aluguel anual: um peixe.

Texto Anterior: Rebeldes matam 44 civis ao sul de Argel
Próximo Texto: Caseiro recebe US$ 10 mil e quer mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.