São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba cresce mais que capitais do Sul

População da cidade cresce 2,2% ao ano

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Curitiba começa a ser vítima de sua qualidade de vida. Dados preliminares do Censo 96 revelam um crescimento anual da população da cidade de 2,2%, índice até 11 vezes superior ao de outras capitais das regiões Sul e Sudeste.
Porto Alegre, por exemplo, uma capital de tamanho próximo ao de Curitiba, apresentou crescimento de 0,5%. Belo Horizonte, 0,7%.
Já São Paulo registrou índice anual de crescimento de 0,3% e o Rio de Janeiro, de apenas 0,2%.
Curitiba tinha, em 1991, 1.315.032 habitantes. Em 96, 1.465.698. O crescimento da região metropolitana de Curitiba foi ainda maior, com taxa anual de 3,4%.
A cidade tinha, em 91, 2.055.455 habitantes, contra 2.409.131 no ano passado. No mesmo período, o Paraná apresentou crescimento de 1,2% ao ano.
"O padrão de vida da cidade atrai novos moradores", afirma o chefe da Divisão de Pesquisas do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Paraná, Sinval Dias dos Santos.
Santos afirma que o crescimento populacional de Curitiba é resultado de um movimento migratório a partir de pequenas e médias cidades do próprio Estado e de outras regiões do país.
Segundo Santos, o Censo detectou também um retorno de paranaenses que, na década passada, foram tentar a vida em outros Estados, principalmente da região Norte do país.

Texto Anterior: USP quer um parque em área incendiada
Próximo Texto: Rodízio 97 registra recorde de poluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.