São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio 97 registra recorde de poluição

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) registrou ontem qualidade inadequada do ar em 16 das 22 estações medidoras da região metropolitana de São Paulo.
As outras seis estações (Santana, Nossa Senhora do Ó, Lapa, Cerqueira César, Guarulhos e Santo André/Capuava) apresentaram qualidade apenas regular do ar.
Desde o início do rodízio, em 23 de junho, ontem foi o dia que teve o maior número de estações com qualidade inadequada do ar, segundo a Cetesb.
O recorde anterior eram 11 estações inadequadas, em 16 de julho.
"A situação é preocupante. Os níveis elevados de poluentes, sobretudo de partículas inaláveis e monóxido de carbono, foram detectados em vários pontos da região metropolitana e não apenas num local", disse Cláudio Alonso, da Cetesb. "Isso quer dizer que mais pessoas estão sendo atingidas por altos índices de poluição."
Em Mauá (região metropolitana), o estado de atenção por excesso do poluente ozônio -que havia sido declarado na segunda-feira- foi suspenso ontem pela Cetesb.
Para as próximas 72 horas, a Cetesb prevê condições desfavoráveis para a dispersão de poluentes.
Não deverá chover e o vento será insuficiente para dissipar com eficiência os poluentes.
"É possível que a poluição piore ainda mais no resto da semana", afirmou Alonso. Entre as 16h de segunda e as 15h de ontem, ventou em apenas 44,8% do tempo, um índice muito baixo.
A inversão térmica, fenômeno climático que aprisiona o ar poluído e dificulta a dispersão de poluentes, se deu ontem a apenas 67 metros do solo.
Atenção em Cubatão
A Cetesb registrou má qualidade do ar em uma das três estações de Cubatão (62 km a sudeste de São Paulo), a do centro da cidade, o que levou a agência ambiental a declarar estado de atenção nessa área.
A estação de Vila Parisi registrou qualidade inadequada do ar e a de Vila Nona não funcionou ontem.

Texto Anterior: Curitiba cresce mais que capitais do Sul
Próximo Texto: Problema lota hospitais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.