São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato denuncia falta de médicos em SP

LUCIANA CONSTANTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Sindicato dos Médicos de São Paulo vai encaminhar até o final da semana uma representação ao Ministério Público denunciando a falta de médicos nos postos de saúde da zona sul da capital e pedindo providências sobre o assunto.
"Há também déficit de unidades básicas e hospitais na região. Por outro lado, prédios construídos para abrigar postos estão prontos, mas foram abandonados e depredados", disse o presidente do sindicato, José Erivalder de Oliveira.
A Secretaria da Saúde admite a falta de médicos e informou que está tomando medidas para tentar resolver o problema.
Ontem pela manhã, Oliveira e representantes da Sociedade dos Amigos do Jardim 4º Centenário fizeram uma blitz em postos da zona sul.
Eles detectaram que os moradores estão "migrando" para outras regiões ou procurando o Hospital Regional Sul em busca de atendimento, devido à insuficiência de médicos nas unidades.
Os pacientes chegam a percorrer três postos e aguardam, no mínimo, uma semana para marcar consultas.
Secretaria
A diretora do núcleo 2 da Secretaria da Saúde, Elisete Miguel Junqueira, disse que estão sendo feitos contratos de emergência para suprir a falta de médicos.
"Além disso, foi aberto concurso público para médicos", disse. A região sul tem 28 postos de saúde.
Elisete disse que a procura de profissionais tem ficado abaixo da esperada devido aos salários. A remuneração para 20 horas semanais é de R$ 443. "A secretaria está estudando medidas como pagamento por produtividade."

Texto Anterior: Faap divulga sua 3ª lista de aprovados
Próximo Texto: Governo cria cadastro único de reações adversas a vacinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.