São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistemas diminuem mistérios do micro

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Qual será o sistema operacional que estará controlando as funções básicas do seu microcomputador daqui a um ano?
Embora pareça meio fora de hora, a pergunta vem no rastro das novidades que Microsoft e Apple estão aprontando para 1998.
As duas empresas, na semana passada, avançaram um pouco mais nas informações sobre seus novos sistemas operacionais.
Em comum eles apresentam facilidade de uso e ambição -a Apple desenvolve um sistema para funcionar em qualquer máquina, enquanto a Microsoft busca dar autosuficiência ao usuário.
Mais adiantada em seu projeto, a Microsoft mostrou a versão beta 1 (para testes) do sucessor do "Windows 95". Ele já foi chamado de "Windows 97", voltou a ter o nome código "Memphis" e desde quarta-feira está batizado como "Windows 98".
Datas
O prazo para sua chegada ao mercado explica o vaivém dos nomes: o último anúncio dá como período de lançamento o primeiro trimestre de 1998.
A Apple aproveitou para falar do "Rhapsody" durante o lançamento do "Mac OS 8", sistema que coloca os micros Macintosh em pé de igualdade com os PCs com "Windows 95" no que diz respeito à função multitarefa. Não sai do forno antes de agosto de 1998.
Revistas e melhoradas, as apresentações dos dois sistemas são cativantes.
O "Rhapsody" tem o requinte de trocar os ícones de pastas de papelão do "Mac OS" por desenhos de pastas de couro com fechos, e amplia as funções drag and drop (arraste e solte) com o mouse.
No "Windows 98", menus se abrem à simples passagem do cursor, economizando cliques e o pulso do usuário.
A integração do "Windows 98" com o navegador "Internet Explorer 4.0" permite que o usuário se conecte à Internet de qualquer ponto do sistema e navegue pelo disco rígido da mesma forma que na rede mundial.
A conexão com a Internet também terá dispositivos facilitadores no "Rhapsody", que trará um navegador pronto para se conectar.
As duas empresas estão equipando seus sistemas com recursos multimídia especiais, com enfoques diferentes -o da Apple vai para o lado mais profissional.
Embora sejam mais avançados, os novos sistemas mantêm o compromisso de compatibilidade com o passado.
O "Windows 98" continua fazendo funcionar programas de 16 bits, mas amplia suas funções de 32 bits. A Microsoft considera que ainda é muito cedo para migrar completamente para o mundo de 32 bits e suas máquinas parrudas.

Texto Anterior: Problemas com memória do PC
Próximo Texto: 'Rhapsody' vem falando "Java"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.