São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Rhapsody' vem falando "Java"

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo sistema operacional da Apple, ainda sob o codinome "Rhapsody", é baseado em Unix, sistema eficiente, feioso e com comandos ainda menos intuitivos e amigáveis que os do DOS. Mas o usuário não chega perto disso.
Sobre essa base (Core OS) é adicionado um módulo de compatibilidade com outro sistema ("Mac OS", "Windows" etc.), o módulo de desenvolvimento (Yellow Box) e o módulo de "Java", a linguagem de máquina enxuta da Sun.
Cobrindo isso tudo vem a apresentação gráfica correspondente ao sistema escolhido.
O usuário pode trabalhar, numa mesma máquina, com programas para "Rhapsody" (escritos em "Java") e para "Windows" ou "Mac OS". Como "Java" funciona em qualquer sistema, a intenção é unificar redes heterogêneas.
O futuro sistema terá três versões: "Rhapsody", "Mac OS" e "Rhapsody para Intel". Será destinado principalmente à editoração, multimídia, publicação na Internet/intranet, corporações, educação e engenharia.
A Apple pretende incluir a Yellow Box numa futura versão do "Mac OS", com nome código Allegro, prevista para 1998.
O "Rhapsody" funcionará em máquinas com chip Power PC a partir de 120 MHz e 32 Mbytes de memória RAM.
Segundo a Apple, o sistema será bastante rápido, porque eliminará sobreposições dos programas aplicativos e gerenciará melhor a memória.
Novas versões do "Mac OS" vão continuar sendo editadas.

Texto Anterior: Sistemas diminuem mistérios do micro
Próximo Texto: 'Windows 98' economiza cliques
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.