São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software reúne centro de comunicações

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma verdadeira central de comunicações na Internet. Essa é a definição do "ICQ", programa que desempenha as funções de pager, e-mail, bate-papo e transferência de arquivos.
O melhor de tudo: não custa um centavo sequer, pois faz parte da categoria de programas de demonstração.
O software "ICQ", um acrônimo para I Seek You (eu procuro por você, em inglês), acha quem estiver conectado na rede e tiver o mesmo programa instalado em seu micro.
É bem enxuto. Ocupa 1,3 Mbyte no seu disco, e a instalação, bastante fácil, deve ser feita on line. Está disponível no endereço www. mirabilis.com.
O mecanismo de funcionamento é simples: ao instalar o soft, o internauta preenche alguns campos com informações, como nome, apelido (nickname) e e-mail.
Com esses dados, o "ICQ" aciona um servidor (computador que gerencia uma rede de computadores) próprio, que vai fornecer ao dono do programa um UIN (Universal Internet Number).
Localização como pager
Com esse UIN -equivale ao código do dono de um pager-, o cibernauta pode ser localizado e contatado como se tivesse um pager na Internet.
Desenvolvido pela Mirabilis, esse produto já conquistou 2 milhões de cibernautas pelo mundo -dados da empresa de usuários registrados até 23 de julho último.
O interesse pelo produto se explica: na Internet não é nada fácil encontrar as pessoas na hora desejada. Comumente, você deixa uma mensagem e espera pela resposta.
Se não tiver o endereço do destinatário, tem de partir para índices de busca de e-mail e torcer para que os donos de suas caixas postais eletrônicas tenham se registrado nesses índices de busca.
Para fazer áudio ou videoconferência, o desencontro é bem maior. Ou os interlocutores marcam dia e hora para se falar ou fica um jogo de gato e rato.
O "ICQ" faz mais do que, simplesmente, buscar pessoas. Depois de instalado em seu PC, ele fica ativo na barra de tarefas (barra inferior) do "Windows 95", toda vez que o internauta entrar na rede.
Você escolhe quem quer que faça parte de sua lista. Se alguém estiver on line, aparece o nome ou o apelido. Também fica visível a lista dos que estão off line.
Você tem a opção de mandar uma curta mensagem, mandar arquivos, home pages, e, o melhor de tudo, entrar em conferência pelo teclado (o famoso chat).
Conferência a quatro
Até quatro pessoas podem participar de um papo simultaneamente via teclado em tempo real.
Entre os recursos do programa, estão facilidades, como manter-se invisível (Privacy-Invisible).
É indicado para quem é muito conhecido na rede e não quer receber chamadas toda hora. Uma vez conectado, você está on line nas listas em que está indexado.
Há ainda o Away, que deve ser usado quando se participa de uma conversa e é necessário sair dela por uns instantes.
O DND (Do not disturb) não é muito elegante. Nesse caso, melhor nem abrir o "ICQ", já que não quer ser incomodado.
Ao receber aviso de algum evento, você ouve o som de um cuco de um relógio.
Para mandar o programa para quem lhe interessa, é claro, clique em System, com o botão direito do mouse, e vá ao primeiro item: Send ICQ Program To.
Ponha o e-mail, acrescente uma mensagem e pressione Send.

Texto Anterior: 'Windows 98' economiza cliques
Próximo Texto: Soft dá direito a pager virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.