São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Windows 98' economiza cliques

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Windows 98" será um páreo duro para qualquer sistema novo.
Quem já se acostumou com o menus do Iniciar vai gostar de vê-los se abrindo como telas deslizantes, e dos ícones que "acendem" à passagem do cursor.
Tudo tem explicação embutida, ativada pelo mouse. Até os velhos sinais de minimiza, reduz/amplia e fecha ganharam uma legendinha.
Muitos cliques serão economizados: depois do primeiro sobre a barra de ferramentas, basta passar o mouse que os demais se abrem.
A parte plug and play (ligue e use) foi ampliada para reconhecer novos periféricos, incluindo câmeras de vídeo e DVD (videodisco digital), e dispositivos como a porta USB (Universal Serial Bus), que conecta periféricos em cascata.
Para dar autonomia ao usuário, o sistema automatiza tarefas de sintonia fina da máquina, como a eliminação de arquivos desnecessários, a busca de erros no disco e o reagrupamento de arquivos.
Um novo integrante do sistema é o System File Checker Utility, que restabelece os arquivos apagados indevidamente, principalmente na desinstalação de programas.
O "Windows 98" dispõe ainda de recurso para dividir o disco rígido em partes menores, evitando desperdício de espaço.
Além disso, traz um ampliador de caracteres para deficientes visuais. O beta 1 funciona em micros com no mínimo 16 Mbytes de memória e ocupa 120 Mbytes do disco (45 Mbytes são temporários).
Essa versão foi distribuída para testes a 10 mil usuários. Uma versão mais completa e estável deverá ter distribuição mais ampla em setembro.

Texto Anterior: 'Rhapsody' vem falando "Java"
Próximo Texto: Software reúne centro de comunicações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.